quinta-feira, 10 de março de 2016

Seminário sobre Improbidade Administrativa

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) organizou um seminário sobre o complexo tema "improbidade administrativa", o qual ganhou um contorno ainda mais especial em virtude das eleições municipais que se avizinham.

O seminário aconteceu nesta quarta-feira, 9 de março, no auditório da Escola do Legislativo, em Belo Horizonte. O público alvo foi composto por prefeitos e vice-prefeitos, procuradores e assessores jurídicos, vereadores, controladores internos e contadores dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Renato Luis Dresch, desembargador do TJMG, abordou o tema de maneira técnica, mas com incrível acessibilidade.  "Precisamos saber que há limites claros nas ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Executivo tem a discricionariedade, o Judiciário está vinculado em aplicar a lei". O desembargador chamou a atenção ainda para a questão da probidade. "Ou se é probo ou não se é probo, não existe quem seja meio-honesto. Precisamos deixar isso claro em nossa sociedade. Vejo muitas pessoas boas cometendo deslizes éticos diários e achando normal". Dresch ainda condenou a generalização sobre os políticos: "Estão generalizando erradamente a classe política. Se há políticos ímprobos, há também os probos".

O prefeito Alisson Diego esteve presente no seminário e elogiou a iniciativa da Granbel e a abertura do desembargador. "É necessário buscarmos uma permanente interlocução entre os poderes da República para o bem da nossa sociedade. Doutor Dresch demonstrou um grande espírito republicano neste seminário. Ótima a iniciativa da Granbel".

Na foto, o prefeito Diego e os vereadores de São Joaquim de Bicas, professor Sidão e Aécio, na Escola do Legislativo:

Nenhum comentário: