terça-feira, 22 de março de 2016

Prefeitura de Itaguara receberá um dos mais importantes prêmios de Gestão Pública do Brasil

Prefeito Alisson Diego recebe das mãos do Coordenador ambiental
da AMM, certificado do Prêmio Mineiro de Boas Práticas 21.03.16

O Prêmio Mineiro de Boas Práticas foi criado pela Associação Mineira de Municípios – AMM - para reconhecer as boas práticas na gestão pública municipal. Hoje é reconhecido como um dos mais importantes prêmios municipalistas do Brasil e o mais importante de Minas Gerais. O prêmio está em sua sexta edição e em 2016 teve recorde de inscritos, segundo a Associação.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Itaguara se inscreveu no prêmio com o projeto "Itaguara no Caminho da Sustentabilidade", que consiste na construção da ETE - estação de tratamento de esgotos - e, a partir dessa obra, um conjunto de ações de sustentabilidade e conscientização ambiental. Foram realizadas palestras, gincanas, projeto de revitalização do Ribeirão Conquista, cercamento de nascentes em parceria com o SAAE, construção de curvas de nível e barraginhas nas comunidades rurais, dentre outras ações.

Ao todo, 15 municípios mineiros foram classificados em três eixos - assistência social, meio ambiente e saúde. Itaguara está entre as cinco melhores Prefeituras de Minas no eixo Meio Ambiente. A premiação será entregue oficialmente no Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado no início de maio, no Expominas, oportunidade em que será divulgada a classificação das cidades já 5 classificadas.

Membros da comissão julgadora da AMM, os engenheiros Licínio Xavier (coordenador ambiental da AMM) e Marcelo Albano (presidente da Associação Mineira dos Engenheiros Metalúrgicos), estiveram no gabinete do poder executivo municipal nesta segunda-feira, 21, para fazer a entrega do certificado ao prefeito Alisson Diego e convidar para a solenidade de premiação. Xavier destacou que poucas prefeituras possuem um projeto tão ousado e vitorioso: "Itaguara é um exemplo para o estado. Em breve terá praticamente 100% do esgoto tratado e trabalhando vários temas transversais. O projeto Itaguara no Caminho da Sustentabilidade demonstra que é possível transformar para melhor a vida das cidades. É um prazer estarmos aqui para entregar este certificado".

Técnicos da AMM e técnicos da Prefeitura:
Prêmio Mineiro de Boas Práticas é inédito na região.
O prefeito itaguarense comemorou e dividiu a premiação com a população: "O Prêmio de Boas Práticas é uma das mais importantes premiações municipalistas do país. Estamos muito contentes e nos motiva a todos, trata-se de um extraordinário reconhecimento de nosso trabalho. Quero dividir esta premiação com toda a minha equipe e com toda a nossa população". O prefeito Diego ainda fez questão de ressaltar que a ETE, que será inaugurada em breve, é a maior obra da história de Itaguara, com uma contrapartida de mais de um milhão de reais de recursos próprios da prefeitura e cerca de três milhões do Governo Federal.



A AMM destaca em sua página que "o objetivo do Prêmio, ao contemplar os projetos vitoriosos criados no próprio município, é transformar a prática premiada em um mecanismo que promova uma nova cultura que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal."

A seguir, mais algumas fotos (Daniel Borges):








Nenhum comentário: