quinta-feira, 3 de março de 2016

I Campeonato Municipal de Douradinha

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude

Participantes do I Campeonato Municipal de Douradinha,
promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, na Quadra Coberta.
O carteado faz parte da tradição e cultura mineiras. Fato é que os jogadores de cartas tem diminuído ao longo dos últimos anos e uma das razões apontadas são os novos "tempos virtuais" que vivemos.

Pensando em resgatar essa genuína tradição mineira, a Prefeitura de Itaguara, por meio de sua Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, iniciou na quarta feira, 24, o I Campeonato Municipal de Douradinha.

Foram inscritas 28 equipes de Itaguara e região, compostas por 3 jogadores e um substituto, totalizando mais de 100 jogadores inscritos na competição. O clima foi de amizade e descontração entre os amantes do jogo. As equipes foram divididas em duas chaves de 14 equipes cada. Todos irão se enfrentar dentro da própria chave onde somente os 4 melhores vão se classificar para as quartas de finais.

O prefeito Alisson Diego ressalta que o jogo de baralho é muito importante para a socialização, além da cultura e tradição de Minas. "A iniciativa da nossa Secretaria de Esportes Lazer e Juventude é muito importante e representa uma louvável ação de resgate da tradição, além de promover o convívio, a amizade e a socialização", enfatizou o prefeito itaguarense.

Vários participantes fizeram questão de parabenizar a iniciativa da Prefeitura e relataram ser o maior campeonato de douradinha dos últimos anos, não só de Itaguara, mas também das cidades vizinhas. O Campeonato Municipal de Douradinha chama a atenção também pela diversidade de seus jogadores. Estão participando jovens, adultos,idosos e também conta com a presença feminina nas mesas.

Secretário Wallison Souza observa jogadores durante
I Campeonato de Douradinha de Itaguara. 24.02.16

A Douradinha é uma variante do truco mineiro, porém é jogada em equipes com três jogadores compondo a mesa para cada time. Muitos assumem a preferencia pelo jogo devido a complexidade e estratégia utilizada para acumular os tentos. “Esporte, lazer e interatividade social é o compromisso da Prefeitura de Itaguara e de nossa Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude”. – Wallison Souza , secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

A douradinha 

Douradinha : Trata-se de um jogo de Sorte para 6 participantes.

Origem

A origem da douradinha é incerta, porém como é uma variante do truco, assim como este, o jogo pode ter sido criado pelos Portugueses, Espanhóis ou Italianos.

Participantes

Participam do jogo 06 jogadores, divididos em 03 duplas. As duplas, quando não definidas, poderão ser formadas após sorteio ex. : os jogadores que, após o embaralhamento e com a pilha de cartas viradas com a face para baixo, retirarem as primeiras cartas vermelhas formarão uma dupla. A outra dupla pode ser formada por primeiros jogadores que tirarem um Ás. Os parceiros da cada dupla devem sentar-se em posições alternadas.

Com informações do site http://www.jogosdecartas.com.br em 29/02/2016

Nenhum comentário: