sexta-feira, 4 de março de 2016

Itaguara entre as melhores cidades brasileiras em Educação

Itaguara: 181ª colocação entre mais de 5 mil municípios do país
 A educação de Itaguara é, uma vez mais, reconhecida nacionalmente como referência, com notas  acima da média nacional.

A revista Exame publicou na última semana (26/02) um ranking com dados do índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB), no qual Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país. Itaguara figura à frente de tradicionais cidades do país como Franca (SP), Jaguariúna (Sp) e Boa Esperança (MG), por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios. Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

O prefeito Diego destacou a tradição de Itaguara na área da educação. "A tradição de nossa cidade em educação, aliada aos importantes investimentos da gestão pública municipal são extremamente relevantes para que as nossas políticas educacionais tragam resultados satisfatórios".

Dentre os recentes investimentos educacionais, Diego lembrou: o novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, o poliesportivo Dona Zizinha Lara,  os cursos e formações do magistério, reforma de escola, os uniformes que serão entregues pioneiramente a todos os alunos da rede municipal em 2016, dentre outros. "É claro que nós temos muito a caminhar e muitas coisas a fazer, mas também fica claro que já caminhamos bastante", disse o prefeito itaguarense, que fez questão de parabenizar aos educadores itaguarenses: Parabéns ao nosso competente e empenhado secretário Gilmar Morais, às nossas educadoras das escolas municipais e estaduais e a todos os que fazem da educação uma vocação". Veja abaixo tabela com destaque para a colocação de Itaguara (181ª colocação) no ranking:



Abaixo, compartilhamos trechos da reportagem da revista:

São Paulo – Quando o assunto é Educação, algumas cidades brasileiras ganham destaque por seu desempenho bem acima da média nacional em oportunidades na área.

No entanto, elas são exceção no contexto brasileiro, segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil. Considerando todas as redes municipais de ensino — público ou privado — onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar.

A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10.

As cidades que você vê nesta lista superam a média nacional, mas ainda estão longe do ideal.

* Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-500-cidades-com-os-melhores-indices-em-educacao-no-brasil em 29/02/2016.

Nenhum comentário: