terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Prefeitura consolida o turismo como importante política pública

Itaguara, a partir de 2009, começou a estruturar uma política municipal de turismo pensando no setor como potencial vetor econômico de desenvolvimento municipal. Dentre as ações específicas da gestão 2009/2016 destacam-se a criação do Conselho Municipal de Turismo (lei 1337 de 25//03/2010), da Política Municipal de Turismo (Lei 1384 de 2011) e o ingresso no Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, em 2010. Agora, com o Plano de Desenvolvimento Turístico de Itaguara, a Prefeitura consolida o turismo como importante política pública municipal.

Prefeito Alisson Diego recebe das mãos do Secretário de Cultura
e Turismo Camilo Lélis e da consultora Alessandra Guedes
o Plano de Desenvolvimento Turístico de Itaguara 

Na quinta-feira (26/11), o prefeito Alisson Diego Batista Moraes recebeu no gabinete da alcadia itaguarense o secretário de cultura e turismo Camilo Lélis e a consultora Alessandra Guedes que fizeram a entrega do Plano Municipal de Turismo. O objetivo do Plano é definir e orientar as ações para o turismo local, por meio de diretrizes e metas de curto, médio e longo prazos, articuladas com os Planos e a Politica Federal e Estadual. 

O Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta de planejamento que consiste na construção de um documento no qual são definidas as estratégias de desenvolvimento turístico do destino, bem como as diretrizes, programas e projetos a serem executados.

De acordo com o prefeito itaguarense, o diagnóstico e o planejamento turísticos são essenciais para o desenvolvimento do setor. “O turismo representa atualmente um importante vetor econômico, ainda pouco explorado em nosso município e que precisa ser desenvolvido. Agora, com este Plano Municipal de Turismo, temos reais condições de alavancar o turismo em prol do desenvolvimento de Itaguara”, declarou. 

Para Alessandra Guedes, consultora contratada pela Prefeitura para a elaboração do Plano, o documento é muito importante para o município. “Fizemos um trabalho detalhado e constatamos que Itaguara possui mesmo um grande potencial turístico. Este documento é fundamental para o município", afirmou.

-> O documento completo pode ser acessado no site da prefeitura.

Nenhum comentário: