quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Itaguara realiza IV Conferência de Saúde com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”

Abertura Oficial da IV Conferência Municipal de Saúde


* Texto: Everton Silva  / Fotos: Duander Franco

Itaguara realizou na última semana de novembro a sua Conferência Municipal de Saúde pela quarta vez. O prefeito Alisson Diego fez a abertura oficial do encontro e conclamou a todos a pensarem a saúde de maneira holística. "É preciso compreender que o desafio de se financiar a saúde pública nos municípios hoje é imensa. Temos de defender sempre o SUS, mas precisamos também rediscutir o financiamento da saúde e buscar maior eficiência. É preciso pensar a saúde de maneira holística".

Diego destacou a judicialização e a crise financeira como fatores complicadores na atualidade, mas ressaltou as conquistas da saúde nos últimos 7 anos em Itaguara: "Cersam, nova UBS, farmácia pública, quinta equipe do PSF, renovação e aumento da frota da saúde, aumento das consultas pediátricas, o ingresso no Cismep, enfim realmente temos muitas conquistas a comemorar na área da saúde. Quero dividir essas e todas as conquistas com todos os nossos colegas trabalhadores da área da saúde que vivem dia-a-dia os desafios da saúde pública", ressaltou o alcaide.

Prefeito Diego faz a abertura da Conferência Municipal de Saúde
Plenário Pirigrino Manoel da Silva - Câmara de Itaguara. Nov. 2015
Veja abaixo texto elaborado pelo coordenador de atenção básica do município, Everton Silva:

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAGUARA 

No dia 27 de novembro, Itaguara realizou a IV Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O evento aconteceu no Auditório da Câmara Municipal e teve a participação de 190 pessoas entre elas: trabalhadores da saúde, usuários, membros do Conselho Municipal de Saúde e autoridades.

Pela legislação, as Conferências Municipais devem ser realizadas a cada quatro anos e tem como finalidade aprofundar a reflexão e o debate sobre a Política do SUS, buscando reorganizar o modelo de atenção, através da discussão dos problemas de saúde do município.

Antes da realização do evento, uma equipe técnica composta por membros do Conselho de Saúde e Secretaria de Saúde percorreram entre os dias vinte e nove de outubro a dezoito de novembro, dezessete localidades promovendo encontros preparatórios ( as Pré- Conferências).

Delegados e público presente na IV Conferência Municipal de Saúde
Nas pré Conferências foram discutidas os principais problemas de Saúde no nível local além de propostas de intervenção diante dos problemas identificados. Cada comunidade elegeu seus delegados e as propostas foram votadas no dia 27 de novembro na Conferência.

Os trabalhos da Conferência foram abertos pelo Prefeito e Secretário Municipal de Saúde. Ainda no período da manhã palestraram Sra. Karla Fernanda Perdigão que abordou a temática da Construção do cuidado e sua importância na oferta de um trabalho em rede e a convidada da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis Sra. Kênia Silveira Carvalho, que trabalhou o tema: Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

Secretário Municipal de Saúde, Edvar Mamede

No período da tarde aconteceu a plenária final com a votação pelos delegados eleitos das propostas elencadas nas pré Conferências.

As cinco propostas mais votadas foram:

1 – Reativar a sala de RX Odontológico para atender aos usuários (28 votos).

2 - Adequar espaço físico, (mudança de local) e elaborar plano de investimento para reestruturação completa do setor de fisioterapia com aquisição de novos equipamentos (27 votos).

3 - Garantir a permanência de profissional de Odontologia com carga horária de 40 horas semanais em todas as Equipes de ESF/ESB cumprindo a Portaria 2.488. Assegurar a substituição de profissionais durante Licença maternidade, evitando desassistência (27 votos).

4 - Promover e intensificar ações de educação em saúde, palestras, grupos operativos, oficinas, projetos nas escolas, comunidades rurais, Unidades Básicas de Saúde, Cersam, Centro de Saúde, Fábricas, sobre os mais variados temas englobando: Saúde da Mulher, Idoso, Criança, Adolescente, Homem, Gravidez, Parto e Puerpério, Doenças Crônicas, Prevenção de Doenças, Hábitos de Saúde, Endemias, Saúde do Trabalhador, (27 votos).

5- Efetivar o cumprimento da Constituição Federal de 1988, e Lei 8.142/90 garantindo a criação, elaboração, e execução de plano de Cargos, Carreira e Salário para os profissionais da Saúde, valorizando a dedicação, as progressões, garantindo o piso salarial das categorias, assegurando a desprecarização dos vínculos dos trabalhadores com o serviço público. O Plano deve incorporar todos os profissionais da área assistencial e da gestão.( 27 votos).

Todas as propostas aprovadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde (Documento com objetivos, diretrizes e metas a ser alcançadas pela Gestão por um período de quatro anos) e será fiscalizado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: