sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Estradas rurais: Uma nova realidade

* Texto e foto: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Três novas motoniveladoras: uma nova realidade

Itaguara de 2015 é muito diferente de Itaguara de uma década atrás. Se antes, não havia máquinas ou se havia eram muito obsoletas, hoje a realidade mudou. A prefeitura desde 2009 adquiriu 51 veículos e máquinas. Boa parte deles, para a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Este ano, com três motoniveladoras novas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura conseguiu patrolar praticamente 100% das estradas vicinais principais, antes do período chuvoso. Isso era completamente impensável há alguns anos.

"Há uma década atrás não havia condições técnicas de patrolar 100% das estradas rurais. Hoje, isso mudou e esta é uma vitória importante de toda a nossa comunidade", enfatiza o prefeito Diego.

Três equipes trabalharam durante seis meses permanentemente para o patrolamento das estradas com maquinas novas em manutenção corretiva e preventiva das vias com a execução dos serviços de patrolamento e encascalhamento das estradas do município.

"Os trabalhos de patrolamento começaram em abril e foram encerrados no final de setembro, ficando no momento só atendimento a demanda de encascalhamento em alguns pontos isolados", explica Gustavo Miranda, secretário de Infraestrutura do município. Gustavo informou em seu relatório na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) no dia 14/09/2015, que não existe uma única estrada rural do município que ainda não tenha recebido conservação pela atual administração este ano.



O secretário fez questão de ressaltar que o apoio da comunidade foi fundamental. “O suporte que o senhor Silvio, da comunidade de Boa Vista, viabilizou para a manutenção da estrada da Folha Larga com o fornecimento gratuito de cascalho, foi fundamental e com isso agilizamos a manutenção corretiva da estrada, evitando desperdiço de tempo no deslocamento de Itaguara até o local".

O Supervisor de Agropecuária, Geraldo Eduardo de Aquino, diz que estas intervenções proporcionam uma tranquilidade para o agricultor familiar desenvolver suas atividades, evitando transtornos antigos como caminhões de leite atolados, plantadores de tomates sem poder desovar seus produtos. "Isso afetava muito a economia da cidade com perda de emprego e renda”, diz.

O prefeito Diego salienta que, apesar da crise, os compromissos firmados pela gestão com as comunidades rurais foram cumpridos. "Apesar da grave crise econômica que o país está atravessando, o que consequentemente acarretou na redução dos recursos públicos municipais, estamos trabalhando em prol de uma Itaguara integrada entre o urbano e o rural", salienta o prefeito.


Nenhum comentário: