sábado, 19 de dezembro de 2015

Decretado Estado de Emergência em Itaguara, após danos decorrentes de tromba d'gua

* Fotos e texto: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Itaguara foi atingida por um temporal acompanhado de rajadas de ventos e granizo que caiu em toda a região nesta sexta-feira, dia 18/12/2015, afetando terrivelmente nosso município, na zona urbana e rural. Em poucos minutos, o céu escureceu e uma grande ventania tomou conta da cidade. Árvores caíram em toda a parte da cidade. A Praça da Matriz, por exemplo, transformou-se num cenário desolador às vésperas do natal com a destruição dos enfeites de natal, árvores centenárias arrancadas, parte elétrica danificada, quebra de muretas e bancos.

Praça da Matriz na manhã de sábado 19.12.2015

Ainda na zona urbana, a Santa Casa de Misericórdia também teve arvores arrancadas deixando seu patio de estacionamento sem acesso.o prefeito Alisson Diego e Gustavo de Mirada Tavares, coordenador da Defesa Civil Municipal e Secretario Municipal de Infraestrutura, acompanharam os trabalhos de limpeza e desobstrução das vias públicas na sexta-feira à noite.

A equipe trabalhou muito após o temporal já na sexta-feira para desobstrução das vias de acesso rápido da cidade como da Praça da Matriz que liga ao hospital, Rua Cornélio Fonseca que da acesso ao Lar do Idoso e SAAE. No sábado, em caráter emergencial, foi contratado um caminhão carroceria e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente disponibilizou retroescavadeira, caminhão e ajudantes para a retirada das arvores na Praça da Matriz, Bairro São Vicente, Dias, Caiapó de Almeida.

Na zona rural, a situação não foi menos tranquilizadora. Houve registro de ocorrências com interrupção de energia elétrica e problemas com as estradas vicinais nas regiões de Aurora, Pipoca, Campo Grande e Sapecado

O Diretor Operacional da Defesa Civil Municipal, Renato Luiz Teófilo, relata que foram 10 chamadas para análise de casas em área de risco com problemas na cidade. Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas, neste período chuvoso. Algumas medidas podem evitar inundações como, por exemplo:

-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas e ruas;
-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências;
-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade, pois a coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos observando se há trincas nos imóveis rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45° graus, ou seja bem rampado.

Abaixo, veja mais algumas fotos:










Em casos dessa natureza tome os seguintes procedimentos: deixem imediatamente a residência e procure abrigo e lugar seguro, comunique a Defesa Civil no telefone 31-3184-1232, 3184-2706 para que tome as devidas providências.

Em caso de emergências ou desastres entre em contato com a POLICIA MILITAR 190 e a DEFESA CIVIL DA CIVIL 31-89792390 ou e-mail -> secobrasitaguara@hotmail.com

Se todos trabalharmos juntos poderemos prevenir e mitigar os desastres, afim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais. Defesa Civil Somos Todos Nós.

Nenhum comentário: