sábado, 3 de outubro de 2015

Prefeito Diego eleito para compor o Colegiado Executivo do Fórum Regional de Governo

* Com informações da Agência Minas

Prefeitos Diego e Osmando ao lado dos vereadores Sérgio e Francys
e no centro o secretário executivo do governo William Camargos.
A cidade de Divinópolis recebeu, nesta quinta-feira (1/10), a segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo - Território Oeste. Itaguara, apesar de pertencer à região metropolitana de Belo Horizonte, está inserida na região centro oeste para fins do Fórum Regional de Governo, de acordo com decreto estadual.

Nesta etapa, foram apontados os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. A população, juntamente com movimentos sociais, decidiram o que é importante para a região. A primeira etapa foi iniciada em todo estado no mês de junho. As prioridades foram encaminhadas aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo de Minas Gerais.

Na oportunidade, também aconteceu a eleição dos representantes do poder Executivo Municipal para compor o Colegiado Executivo do Fórum Regional de Governo e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. O prefeito itaguarense, Alisson Diego Batista Moraes, foi eleito, por unanimidade, para representar a Microrregião de Itaúna, como membro titular e o prefeito itaunense Osmando Pereira como membro suplente.

Como representantes do legislativo da região, foram escolhidos o vereador de Itaúna Francys Saldanha (titular) e o vereador de Piracema, Sérgio Andrade. "Agradeço aos colegas prefeitos pelo apoio e pela confiança. Certamente vamos representar com afinco os interesses de nossa região junto ao governo mineiro", afirmou Diego. Na foto acima, os representantes da microrregião de Itaúna juntamente com o secretário executivo do governo estadual, William Camargos.

Próximos passos

A próxima fase do programa Fóruns Regionais de Governo é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos - e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

O novo modelo de gestão criado pelo Governo de Minas Gerais irá permitir o diálogo permanente com a sociedade em busca de soluções específicas para as diferentes regiões de Minas Gerais. Para tanto, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento. Neste primeiro ano, os Fóruns Regionais têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada território. As demandas priorizadas são consolidadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que também coordena o encaminhamento dos resultados dos Fóruns às diversas áreas do Governo para que sejam incluídas nos planos de ação.

O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Comitê de Planejamento Territorial (Complete), formado por representantes eleitos na segunda etapa dos Fóruns, e pelo Colegiado Executivo, composto por um prefeito e um vereador de cada um dos 78 microterritórios. A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Mais informações -> http://www.forunsregionais.mg.gov.br

Nenhum comentário: