segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Caminhada da Paz 2015

* Texto e fotos: Gilmar Morais - Secretário Municipal de Educação



Caminhada pela Paz! Sem pressa. Sem vírgula Sem ponto final. Sem briga. Sem mágoa. Sem dor. Só amor, por favor. (Prof.ª Maria Luiza)

A cidade semeia esperança, valores humanos, responsabilidade solidária e cultiva a paz! E o meio ambiente, desta vez, é o convidado de honra. Abre a caminhada provocando reflexões urgenciadas no desarranjo climático... É a paz reclamada!

Num trajeto simbólico de dia de festa, professores, servidores públicos, gestores, pais e alunos, em predominância de vestes brancas, caminham pelas ruas saudando moradores numa manhã de aula além dos muros.

Em resposta, as casas escolhem suas melhores rendas brancas, toalhas artesanais ornamentam janelas e varandas, enquanto esperam crianças, jovens e adultos, com faixas, enfeites e adereços, desfilarem diante dos olhares atentos e também cheios de sorrisos... de orgulho itaguarense.

O comércio abraça a causa, esmera em enfeites e arranjos, colore suas portas. Os funcionários largam seus postos e abrem sorrisos curiosos, vibram com as crianças em suas fantasias de flores, arco-íris ou que cantam, batem palmas e balançam, num ritmo espontâneo, os lenços brancos... a natureza pede passagem e pega carona na inocência... É a paz enxergando o futuro da humanidade!

A Prefeitura hasteia a bandeira e reafirma seu compromisso com a cidadania. Acolhe a manifestação quase silenciosa, mas que grita em cada faixa, em cada cartaz, em cada passo pelas ruas da cidade. O carro de som vai anunciando convites ao engajamento de cada um, de cada uma, na construção de uma cidade melhor, de um lugar melhor!

Na rua principal, em toda a sua extensão, todos param sob o sol da manhã de uma sexta-feira... Ali, junto com comerciantes, transeuntes, turistas e moradores, o Hino Nacional é entoado com vigor e respeito. Em seguida o Hino de Itaguara também convida cada um a soltar sua voz com orgulho. O refrão é entusiasticamente cantado: “Se o torrão que hoje é nosso custara Todo ardor que o nativo carinha Eia! Vamos pertence a Itaguara Destas plagas tornar-se a rainha”. É a paz cultivando a pertença de um povo!

Por fim, a Praça da Matriz! O adro acolhe a todos. A praça recebe um abraço simbólico. Mãos se entrelaçam. Presente e futuro tecem um pacto de vida. É o aprendizado da preservação, da coletividade, dos valores necessários, das atitudes exigidas...

É a continuidade da vida que respira, ali, simbolicamente, a esperança de dias melhores, do meio ambiente bem cuidado e de relações mais humanizadas. Os sinos da Igreja Matriz, em repiques festivos, anunciam que a paz permanecerá viva e em constante construção! “Sem pressa. Sem vírgula, sem ponto final. Sem briga. Sem mágoa. Sem dor. Só amor, por favor”!

A seguir algumas fotos:















Nenhum comentário: