quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Audiência Pública: Turismo em Foco

* Texto e fotos: SMCT


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal, realizou no dia 22 de outubro no plenário do legislativo municipal uma Audiência Pública para avaliação e implantação de políticas públicas municipais para o setor turístico em Itaguara. Estiveram presentes o vice-prefeito municipal, Anderson Rodrigues Caetano, o presidente da Câmara Municipal, José Crésio, o vereador Camilo Joaquim, o secretário municipal de Educação, Gilmar Malta, além de diversas lideranças comunitárias, representantes de associações rurais, comerciantes do setor hoteleiro e gastronômico, além de membros do Conselho Municipal de Política Cultural e Conselho Municipal de Turismo e representantes da sociedade civil.

A audiência contou ainda com a presença da Coordenadora do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba Érika de Souza e a consultora de Turismo do circuito, Larissa Oliveira. O secretário de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, abriu a reunião relatando as conquistas rumo à implantação de políticas específicas para este setor, destacando que é a primeira vez que o município envia documentação para a Secretaria de Estado do Turismo, pleiteando recursos referentes ao ICMS Turístico.


Na exposição feita por Alessandra Guedes, turismóloga contratada pela Prefeitura de Itaguara, as potencialidades do turismo se desenvolver em Itaguara são grandes. O município oferece inúmeros atributos e produtos turísticos que podem alavancar o comércio no município, gerando renda e emprego. "O turismo já acontece, precisamos profissionalizar as relações e enxergar o potencial que a cidade tem, é uma reflexão que se tira deste encontro", expôs Alessandra. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, as informações repassadas na Audiência Pública, apontaram para um desenvolvimento que não está ligado apenas à indústria. "A geração de renda, empregos e outros benefícios podem ser alcançados através do desenvolvimento do setor turístico", disse. O trabalho não se encerrou com o fim da audiência pública.

A partir de agora, serão realizadas oficinas e grupos de trabalho para traçar ações na área do turismo, juntamente conselheiros municipais e a sociedade civil.

Está agendada para o dia 05 de Novembro a continuidade dos trabalhos de planejamento turístico na próxima reunião do Conselho de Turismo.
Para Maiores Informações:(31) 3184-2699.

Nenhum comentário: