terça-feira, 13 de outubro de 2015

Defesa Civil: Secretaria de Infraestrutura promove ações preventivas e realiza obras de drenagens

* Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Obra de drenagem na Rua Itália, no bairro Jd Europa 09.2015
A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal foi oficialmente instrumentalizada pela gestão 2009-2016. O órgão ganhou, em 2015, uma sala exclusiva na sede da secretaria municipal de Infraestrutura, localizada na Rua Francisco Hilário, e desde então tem profissionalizado ainda mas as suas ações.

A Defesa Civil Municipal trabalha ouvindo permanentemente  a sociedade civil e vem aprimorando o Plano de Contingencia do Município, responsável pela elaboração das políticas públicas deste setor e controle nas áreas de risco em Itaguara.

Gustavo de Miranda Tavares, secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal explica que as ações em Itaguara estão definidas no Plano de Contingência. "Atualmente estamos executando obras fundamentais de drenagens para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e estradas vicinais e construção de gabião. Um exemplo é a obra da Rua Itália que terminamos na semana passada", disse.

A Coordenadoria informou que as obras de drenagens da Rua Itália, no bairro Jardim Europa, finalizadas na primeira semana de outubro, eram extremamente importantes porque a região concentrava um grande volume de água oriundo principalmente do bairro Retiro com o Jardim Europa, o que colocava em grande risco a rua e algumas casas.

Drenagem na Rua Itália: problema antigo resolvido

A Coordenadoria Municipal informou ainda que foram definidas drenagens prioritárias nos seguintes locais: Rua Pedro Rosa das Chagas (parte não asfaltada), Travessa dos Nogueiras, Rua Cláudio, Rua Carmópolis, Bairros Mateus e Novo Dias. Na zona Rural serão realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Catucas, Mato Dentro, Carvalhos, Cruzes, Veludo, Aroeiras, Pará dos Vilelas.

Renato Luiz Teófilo, membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, diz que durante todo o ano de 2014, foram realizados 18 atendimentos e, em 2015, já aconteceram 16 atendimentos com o início do período chuvoso.  A maioria dos casos são relacionados a pequenos desmoronamentos e erosões. Teófilo chama a atenção para a a prevenção. "Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas e ruas, realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (escoamento das águas de chuva) de nossas residências e sempre informar à secretaria de Infraestrutura quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade ", explica.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil tem vistoriado permanentemente o município, mais especificamente as áreas consideradas mais problemáticas, e orientado a todos moradores que fiquem atentos, observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45° graus.

Entre em Contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil:

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - (31) 3184-1232 ou 3184-2706
E-mail secobrasitaguara@hotmail.com
Em caso de emergências ou desastres entre em contato com a PM pelo número 190
Coordenador Municipal de Defesa Civil - (31) 8979-2390

Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, afim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais. Defesa Civil Somos Todos Nós.

Nenhum comentário: