sábado, 3 de setembro de 2011

No Mineirão: Atlético 2 x 1 Brasil

O Mineirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro. E será também reconhecido, em breve, como um dos maiores palcos do futebol mundial com a Copa do Mundo de 2014. Jogos memoráveis e clássicos inesquecíveis foram disputados ali. 

Nesse tempo de saudosismo, uma vez que o templo do futebol mineiro encontra-se em processo de importante modernização para receber os jogos do Mundial, é sempre bom lembrar do passado.

Um dos jogos emblemáticos que aconteceram no estádio Governador Magalhães Pinto foi a vitória do Atlético-MG sobre a seleção brasileira, em 1969 há exatos 42 anos. A seleção nacional contava com craques como Pelé, Tostão, Carlos Alberto Torres e os grandes vencedores da lendária Copa de 1970.(Veja o vídeo do Canal 100):

Meu avô disse que lembra muito bem deste jogo e da ansiedade que ele gerou: "A gente estava torcendo para o Atlético, mas tinha medo da derrota da seleção, porque representaria que o time não estaria pronto para a Copa de 70". E foi o que aconteceu. O alvi-negro das Gerais venceu o escrete canarinho por 2 a 1. 


O Mineirão era um estádio moderno para a época (havia sido inaugurado em 1965) e o jogo era considerado um grande e polêmico espetáculo esportivo, a ser ambientado num dos maiores estádios do Brasil.

A polêmica que cercava o jogo era a não convocação da dupla atleticana Oldair e Dario, pelo técnico da seleção canarinha, João Saldanha, que tinha uma rixa pessoal com o técnico Iustrich, do Galo.

Nesse jogo histórico no Mineirão, outro fato inédito foi o "bandeirão", apresentado pela torcida do Atlético. Segundo fontes históricas, este é o primeiro "bandeirão" que se tem notícia no futebol brasieiro.

O Atlético jogou com a camisa da seleção mineira (por determinação da CBD). O Galo saiu na frente com um gol de Amauri no fim do primeiro tempo; a seleção brasileira empatou com um gol de Pelé (impedido) no início do segundo tempo. O jogo seguiu equilibrado e numa jogada individual, Dadá Maravilha ganha de Joel e Djalma Dias e toca para o fundo das redes do goleiro Félix, Galo 2X1.

Com o apito final e a confirmação da vitória do time mineiro, a torcida atleticana foi à loucura e o Atlético tornou-se um dos únicos times de futebol a vencer a seleção brasileira. E não foi uma seleção qualquer, foi a lendária seleção de 70, para muitos, a melhor seleção da história do futebol.


A Partida:



Atlético 2 X 1 Seleção Brasileira.
Atlético: Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir, Oldair Lacy, Amauri e Lola, Beto, Dario e Tião
Técnico: Iustrich
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo(Everaldo); Piazza e Gérson(Rivelino); Jairzinho, Tostão(Zé Carlos), Pelé e Edu(Paulo César Lima).
Téc: João Saldanha
Data:03/09/1969
Local:Mineirão
Juiz: A Ferreira (Brasil)
Gols: Amauri (Atlético) aos 40 minutos do primeiro tempo. Pelé (Brasil) aos 3 minutos do segundo tempo e Dario (Atlético) aos 19 minutos do segundo tempo.




Nenhum comentário: