sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Começa revisão eleitoral com biometria em Itaguara

Compartilho abaixo matéria publicada no site do TRE/MG sobre  revisão eleitoral em Itaguara:

Extraído do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Presidente do TRE-MG acompanha início da Revisão eleitoral com biometria em Itaguara

O presidente do TRE de Minas Gerais, desembargador Kildare Carvalho, participou nesta quinta-feira (1º) do início dos trabalhos de revisão com biometria em Itaguara, primeiro município da região metropolitana a ser recadastrado biometricamente. “O que justifica a revisão é a existência, no cadastro, de eleitores que não têm vínculo com o município”, explicou o presidente do Tribunal. 

O corregedor regional eleitoral, desembargador Brandão Teixeira, também acompanhou in loco o início do recadastramento em Itaguara. Ele ressaltou que a revisão é uma forma de dar segurança ao eleitorado nas eleições municipais, sempre “mais acirradas”. “Com o recadastramento biométrico se exclui as possibilidades de fraude. Será impossível que alguém vote no lugar de um eleitor”, afirmou.
Além de Itaguara, já estão previstas revisões eleitorais com identificação biométrica em Itapeva (Sul de Minas) e Montezuma (Norte), de 1º de outubro de 2011 a 3 de fevereiro de 2012.

Novidade

Os trabalhos de recadastramento já começaram a gerar movimentação entre a população de Itaguara. O juiz Leonardo Cardoso, responsável pela zona eleitoral sediada no município, explicou que o eleitorado está sendo convocado por meio dos veículos de comunicação locais a comparecer ao cartório eleitoral. Segundo o magistrado, a própria população está percebendo a necessidade de revisão do cadastro. “Os problemas verificados na correição ligaram um sinal de alerta”, disse. O lançamento do recadastramento biométrico em Itaguara contou também com a presença do promotor eleitoral local, Renato Boechat.

Prefeito  Comemora

O prefeito da cidade, um dos primeiros a se recadastrar biometricamente, comemorou o fato de Itaguara estar entre os primeiros municípios com identificação biométrica em Minas. Segundo Alisson Diego Batista Moraes, a revisão com biometria "interessa a quem deseja eleições limpas, democráticas e transparentes".

A eleitora Dunalva Galgani Oliveira Ribeiro (foto acima), diretora da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado e que também foi uma das primeiras a se recadastrar nesta quinta-feira, considerou fundamental a revisão biométrica. “A tecnologia é essencial e traz uma forma muito mais segura de identificação”, avalia.

Serviço:

Nova sede do Cartório Eleitoral de Itaguara
Endereço: Rua Teófilo Otone Cunha, 149 – Centro (próximo à Capelinha dos Passos)
Horário de atendimento: 9 às 18h (de segunda a sexta-feira)
Telefone: (37) 3384-1687

-> Fonte (com modificações): http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/noticias/ano_2011/setembro/noticia_0001.html_917596318.html

Nenhum comentário: