sábado, 17 de setembro de 2011

Perdemos Guaracy de Castro Nogueira

Diego e Guaracy, no teatro Vânia Campos, em 2009.
Quando dona Maria Geralda Costa telefonou-me neste sábado, não imaginava o teor da triste notícia que me daria: o falecimento de uma das figuras intelectuais mais admiráveis de nossa região, com importância inclusive em Minas Gerais, Doutor Guaracy de Castro Nogueira.

Tornei-me próximo de Guaracy em 2008, após a nossa vitória eleitoral em Itaguara (e por intermédio de minha prima, Ana Maria, que trabalhou com ele no Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira). Ele ficou empolgado ao saber que a cidade de sua esposa (Dona Yvette tem raízes itaguarenses) havia escolhido um jovem para prefeito e telefonou-me para parabenizar e convidar para um encontro. A partir daí foram inúmeras conversas, telefonemas e emails trocados. Impossível não lembrar de um café na casa de Dona Maria Geralda Costa há três anos, do qual participaram também o bispo Dom Miguel Ângelo, os historiadores Cássio Murilo, Ana Maria, além de Guaracy e eu. Passamos uma tarde agradabilíssima e o assunto, claro, foi história e genealogia.

A grande paixão deste advogado itaunense era mesmo a história e a genealogia. Em poucos dias, Dr. Guaracy montou a árvore genealógica de minha família até a nona geração. Falava da história de nossa região com o peculiar conhecimento de quem estudava o assunto a fundo. Sobre a história de Itaguara, questionou sempre a versão historiográfica oficial e duvidava da rota traçada por Lourenço Castanho Taques por estas plagas. Itaguara teria sido sim um importante ponto numa rota bandeirante, mas não aquela que oficialmente entrou para os livros de história.

Além de advogado e genealogista, importante lembrar das firmes posições políticas e acadêmicas de Guaracy. Foi reitor da Universidade de Itaúna e vice-prefeito da cidade. É uma perda irreparável não apenas para a sua cidade natal, mas, sobretudo, para a nossa região e para nosso estado. Enquanto admirador e amigo, só me resta dizer que este grande homem deixará um belo exemplo de vida, além de muitas saudades.

Alisson Diego Batista Moraes

(Acima uma foto com Guaracy, em 2009 quando assistíamos à apresentação da Banda de Música Nossa Senhora das Dores, no teatro Vânia Campos, em Itaúna).

Nenhum comentário: