quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Editorial: Saúde

Abaixo, editorial assinado pelo prefeito Alisson Diego publicado no Informativo especial das ações da Secretaria Municipal de Saúde.

O artigo 196 da Constituição Federal dispõe que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Conforme se percebe, é dever do Estado brasileiro cuidar da saúde de sua população. Na prática, infelizmente, são os municípios  os grandes responsáveis por arcar com a maioria  dos investimentos em saúde. A despeito disso podemos dizer com absoluta tranquilidade que tratamos a saúde como deve ser tratada: como prioridade.

Em Itaguara investimos quase 30% de nosso orçamento em Saúde - percentual muito acima da responsabilidade legal (15%). Por isso, podemos dizer com muita clareza que a saúde é um dos pilares fundamentais da nossa administração. E podemos dizer também que nos últimos 30 meses avançamos muito neste setor. Os números positivos comprovam isso. Com a entrada de Itaguara no CISMEP (Consórcio de Saúde do Médio Paraopeba), conseguimos realizar milhares de procedimentos importantes, sobretudo nas áreas de oftalmologia, angiologia e otorrinolaringologia. Foram quase duas mil consultas nestas áreas. 

Trabalhamos também em parceria com a Santa Casa e é importante destacar que sua subvenção foi reajustada em mais de 120% neste período, um recorde!  Merecem destaque ainda a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Central e da Farmácia Pública. Ambas estão em fase final e deverão ser inauguradas até o final do ano. Outras ações importantes que a Prefeitura realizou na saúde estão presentes no informativo publicado neste mês, não deixe de ler. 


Aproveito para parabenizar todos os profissionais da área de saúde. Se nossa saúde em Itaguara é exemplar, isso se deve majoritariamente a eles!

Participe da administração municipal! Sugira, critique, aponte caminhos, etc. Cuidar de Itaguara é uma tarefa que cabe a cada um de nós.

Um grande abraço,

Alisson Diego Batista Moraes
Prefeito Municipal de Itaguara

Nenhum comentário: