terça-feira, 17 de agosto de 2010

Museu Sagarana Será Um Espaço Vivo

Parece uma simples obra, na verdade pode até ser considerada mesmo uma obra simples, pelas dimensões físicas. O Museu Sagarana foge dos moldes dos tradicionais museus, mas possui uma representação muito importante, não apenas para a comunidade itaguarense, mas para a literatura brasileira.

Sagarana é o nome de uma das principais obras de Guimarães Rosa e tem uma relação intrínseca com Itaguara, uma vez que o escritor escreveu vários dos contos deste livro em terras itaguarenses, ou sob a inspiração da cidade (Guimarães Rosa viveu em Itaguara por 2 anos na década de 30, tendo nascido na cidade a sua filha, Vilma).

"Faremos do museu um espaço vivo da memória itaguarense, da literatura roseana e, sobretudo, de exposições culturais itinerantes. Apesar de um espaço físico pequeno, o Museu Sagarana marca um novo ciclo na cultura de Itaguara", disse muito empolgado o prefeito Alisson Diego.

A inauguração do Museu está prevista para o início do próximo ano e está sendo construído com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal. Acima, foto do Museu Sagarana em construção.

Nenhum comentário: