segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conselho da Igualdade Racial É Empossado


Maria Lucíola, Karla Perdigão, professora Luciene e professor André tomaram posse na última sexta-feira, 06, como a primeira diretoria do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Itaguara, respectivamente como: presidente, vice-presidente, 1ª secretária e 2ª secretário.
.
O Conselho nasceu depois da aprovação do projeto de lei nº 1316, de autoria do vereador Anderson Sansão, posteriormente sancionado e regulamentado pelo Poder Executivo Municipal. O Conselho tem por finalidade propor, acompanhar e aprovar políticas públicas no âmbito municipal , a fim de assegurar a igualdade racial dos segmentos étnicos minoritários, com ênfase no combate às desigualdades sociais, econômicas, culturais e políticas.
.
A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial de Betim, Ofélia Hilário, participou da posse e traçou um panorama sobre "Igualdade Racial" no Brasil. Para Ofélia, Itaguara demonstra grandeza ao instituir este conselho. "Algumas pessoas podem pensar: Porquê uma cidade pequena como Itaguara vai se preocupar com igualdade racial, isso é uma bobagem! Na verdade, isso mostra a grandeza de Itaguara e o compromisso dessa cidade com temas sociais importantes e sensíveis. Vocês estão de parabéns aqui", disse a coordenadora.
.
O momento mais marcante da posse do novo Conselho foi a apresentação do Grupo de Capoeira Cais da Bahia, que emocionou todo o público presente. "Nosso trabalho é um resgate e a valorização da cultura afro em Itaguara. A capoeira está no meu sangue e é uma satisfação enorme passar a capoeira para as crianças", disse o mestre Alessandro (Zorinho), que desenvolve, desde 2009, um projeto com as crianças do programa Minas Olímpica.
.
"A posse deste conselho é algo histórico e ele será muito importante não apenas para os afro-descendentes, mas para toda a sociedade itaguarense", disse o vereador Anderson Sansão..
.
Também estiveram presentes à posse do Conselho o prefeito Alisson Diego, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Íris Borges, o gestor cultural professor Cássio Oliveira e o Tenente da PM, Joaquim José Geraldo Filho

Nenhum comentário: