terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo 2010

Começou ontem o Censo 2010 (logotipo ao lado). Ao longo desta semana e até o dia 31 de outubro, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitarão todos os domicílios de Itaguara, percorrendo os mais de 410 km² do município.

O Censo é fundamental para Itaguara, uma vez que a cidade tem no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a sua maior fonte de receita e o número de habitantes é o fator que determina o valor repassado do fundo para cada município brasileiro.

O prefeito Alisson Diego reuniu-se com os recenseadores itaguarenses na semana passada, durante um café da tarde e ressaltou a importância do Censo para Itaguara. Segundo ele, Itaguara está por poucos habitantes de conseguir um repasse maior de recursos. "Nossa cidade está por poucos habitantes para atingir a faixa de 1.0 do FPM. Se alcançarmos essa faixa, teremos maiores investimentos públicos no município no próximo ano - por isso este Censo é tão importante para nós", ressaltou o alcaide.
.
Em todo o país, serão mais de 190 mil recenseadores, que poderão ser identificados pelo uniforme (colete e boné com logotipo do Censo), crachá e equipamento eletrônico de dados (PDA). Eles percorrerão todo o território brasileiro (8.514.876,599 km²) coletando informações que possibilitarão um maior conhecimento da população brasileira em detalhes e, a partir daí, poderão ser planejadas pelo poder público as políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal.

Nenhum comentário: