segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Capacitação


As raízes de uma cultura eminentemente assistencialista, praticada no Brasil por décadas, permanecem presentes até hoje nas ações desenvolvidas na área da assistência social.

O Brasil atravessa, entretanto, um importante momento de transição, de mudança na cultura de assistencialismo. Nos últimos tempos, esforços empreendidos pelo Governo Federal, observáveis através do estabelecimento de leis e portarias para implementação de políticas públicas de assistência social merecem destaque, como o Plano Nacional de Assistência Social; Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e da recente resolução nº 109 de 25/11/2009 que estabelece a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, esta última vem definir as atribuições da assistência social.

Apesar destas mudanças, apontadas no contexto geral do país, percebe-se ainda a necessidade de implementar tudo isso na prática. Para isso, capacitar os servidores públicos é fundamental e é exatamente isso que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem feito.

Com o objetivo de consolidar a Política de Assistência Social no município de Itaguara, fortalecendo a rede de prevenção de situações de risco e buscando a garantia de direitos das famílias em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Ação Social, juntamente com as Secretarias de Saúde e Educação, está realizando a capacitação de seus profissionais, através de oficinas de grupo operativo, dinâmicas e estudos de caso, buscando assim o aperfeiçoamento no desempenho das funções de acompanhamento psicossocial das famílias.

Texto de Íris Borges, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Itaguara. Acima, foto de um dos encontros de capacitação.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Prefeito!
Poderia me informar sobre o curso que a secretaria de educação esta oferecendo para professores?
Desde já agradeço!