segunda-feira, 3 de agosto de 2009

IV Conferência Municipal da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho realizou hoje (03/08) a IV Conferência Municipal de Assistência Social- etapa preparatória para a VII Conferência Nacional da Assistência Social, cujo tema será: Participação e Controle Social - SUAS.

A Conferência Municipal contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais: entidades filantrópicas, escolas estaduais, municipais e especiais, sindicatos, associações e conselhos municipais. Destaque para a palestra do Deputado Estadual André Quintão (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e assistente social por formação acadêmica.

Em sua palestra o deputado defendeu o bolsa-família: "Há quem diga que o bolsa-família é um programa assistencialista. O bolsa-família não é assistencialista. A LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) garante que a renda é um dos direitos básicos de cidadania. Queremos do bolsa-família como um programa emancipatório. É importante ressaltar que ninguém vive com 60 ou 70 reais por mês, mas esse dinheiro faz a diferença para muitas famílias, ajudando, inclusive, na alimentação familiar". André também parabenizou os trabalhos da Prefeitura de Itaguara e disse ter a certeza de que a cidade está no caminho correto.

Na foto acima, o Deputado Estadual André Quintão conversa com a presidente da Casa de Dona Dorica, Dona Maria Luiza da Silveira.

4 comentários:

Camilo Lélis disse...

Trabalho em BH, junto a Secretária Adjunta de Assistência Social. Cia de Arte e Mobilização Social (Grupo de Teatro), que atua junto aos gestóres,técnicos e usuários, trabalhando o conteúdo dessa política. Estudando sobre o controle social e a participação popular e frequentando as conferências de BH e região, além de acompanhar outros encontros como,plenárias,ampliadas de CLAS/CRAS, percebo a importância da divulgação das informações. Os usuários e a comunidade em geral, precisa tomar conhecimento que ele é senhor de direitos e que nos dias atuais essa política abomina o assistencialimos. Não é favor e direito do cidadão, dever e compromisso dos orgão públicos.

Redação / Alisson Diego disse...

Camilo, ótimas colocações. Aproveito para parabenizá-lo pelo teatro. Foi uma apresentação espetacular. Quanto a essas qestões sociais, estamos envidando esforços para implantarmos o CRAS e uma política social preventiva e que invista nas pessoas, combatendo a política assistencialista, como você bem frisou. Acho que é esse mesmo o caminho.

Renaldo disse...

Estou com vcs. Muita das vezes até indignado com algumas situaçôes....
Talvez nem seja indignação, mas sede de justiça!
Investir nas pessos é o melhor caminho, para que tenhamos cidadãos concientizados.
Gde abraço!

Camilo Lélis disse...

Obrigado Sr. Prefeito. Quando houver evento dessa natureza, tipo a implatação do CRAS, a prefeitura de Itaguara pode enviar um ofício para teatromobs@pbh.gov.br, socilitando uma apresentação da Cia de Arte e Mobilização (Grupo de Teatro), ou entrar em contato pelo 3277-9009. Caso haja disponibilidade de agenda e a Coordenação da SMAAS permitir será um prazer contribuir com a política de Assistência Social de Itaguara.Abraço.