sábado, 15 de agosto de 2009

Banda de Música Faz Apresentação no Teatro Vânia Campos


A Banda de Música Nossa Senhora das Dores apresentou-se no Teatro Vânia Campos, em Itaúna, nessa sexta-feira (14/08). A apresentação foi um convite do Instituto Maria de Castro Nogueira, através de sua coordenadora Ana Maria Resende e seu presidente e fundador, Dr. Guaracy de Castro Nogueira.

A apresentação da banda durou cerca de 1 hora e meia e contou com um público atento e entusiasmado. "Foi uma bela apresentação de uma banda que é um verdadeiro exemplo para Minas", disse Dr. Guaracy.

História


A Banda de Música Nossa Senhora das Dores de Itaguara completará 122 anos de história em setembro próximo. Em 1887, o então distrito que viria a ser Itaguara contava com três bandas; a Banda Tenente Ulisses, a Paradeles, da rua da Várzea e a da família dos Filisbinos. Ainda duas orquestras: a parte de cima do sr. João Rosa e a parte de baixo do sr. Pacheco. A data de 13 de setembro de 1887 ficou marcada como o dia da união das três bandas, sendo Ulisses Pacheco Lima o seu fundador. Teve como primeiros músicos: João Rosa de Queiroz, João Paulino da Silva, Ivo Rosa de Freitas, Altivo Rosa de Freitas, José Rosa de Freitas, João da Costa Guimarães e outros.

Rádio Nacional em 1957


Um fato relevante para a história da banda foi a sua participação na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, em 1957, no Programa "A Lira do Xopotó" com os músicos: Pedro Rosa das Chagas (maestro), João Batista da Silveira, João José da Paz, Gentil Alves de Lima, José Bonifácio da Silva, Manuel Antunes Guimarães, José Márcio Freitas, Romeu Batista, José Leite, Nivaldo de Freitas, Hélio José Lima, Vicente de Paula, Luiz Gonzaga de Paula, José Heli da Silveira, Mardoqueu José da Silva, João Medeiros de Alcadinho, Carlindo Teixeira da Cunha, Francisco Antônio de Freitas, José dos Santos, Severino Rubens e José Carlos Batista.

Hoje


Atualmente, Anderson Rodrigues Caetano, presidente da instituição, com o apoio da Prefeitura de Itaguara e de todos os músicos, veteranos e novatos, reanima a Banda de Música Nossa Senhora das Dores. Com a regência do maestro Ezequiel Rodrigues dos Santos mostra a guarra de querer brilhar como antes.

Nenhum comentário: