segunda-feira, 13 de março de 2017

SAAE Itaúna presente na Assemae, em Brasília, em defesa do saneamento público

A seguir compartilhamos matéria da Assessoria de Comunicação da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento):

Membros do Conselho Diretor Nacional da Assemae 08.03.17

CDN convoca municípios em defesa do saneamento público 

Conselho da Assemae se reuniu em Brasília para avaliar a atuação da entidade e propor alternativas de enfrentamento à privatização


Reunidos em Brasília nos dias 08 e 09 de março, os conselheiros da Diretoria Nacional da Assemae, mais uma vez, reafirmaram o posicionamento da entidade pela promoção do saneamento básico no Brasil, ressaltando a multiplicidade de experiências exitosas que comprovam a qualidade da gestão pública municipal no setor. Ao avaliar o cenário político e econômico do país, o colegiado também decidiu convocar toda a militância municipalista para somar forças na luta contrária às privatizações dos serviços de saneamento, cuja tendência capitalista impõe o lucro acima do interesse coletivo.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o encontro possibilitou a construção de uma agenda intensiva de trabalho, que visa apresentar o saneamento municipal como alternativa diante do processo de privatização colocado no país.  “O saneamento não é moeda de troca, pelo contrário, é um serviço de monopólio natural que fomenta a saúde da população. Temos uma luta grande pela frente, mas não ficaremos de braços cruzados. Nosso compromisso será mostrar, definitivamente, a força do saneamento público municipal, aquele que planeja, investe em tecnologias, possibilita a participação popular e atende ao cidadão com dignidade”, acrescenta.

O Diretor Geral do SAAE Itaúna, Alisson Diego Batista Moraes, representou a autarquia itaunense no encontro. Segundo ele, a reunião foi muito importante para alinhar estratégias e aprimorar a gestão. "Discutir problemas comuns às autarquias e empresas públicas municipais de saneamento de várias regiões do Brasil é muito importante para aprimorarmos a gestão e alinharmos estratégias", salientou o diretor.

A reunião teve a presença de representantes de serviços municipais de saneamento das cinco regiões do Brasil, além de convidados como o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Alceu Segamarchi Junior, e a diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso. Na ocasião, o grupo debateu as perspectivas de acesso a recursos federais para o setor, os entraves da legislação brasileira e o papel dos municípios na universalização do saneamento básico.

O Conselho, aprovou, ainda, o regimento que norteará a próxima eleição da Diretoria Nacional da Assemae, a ser realizada em junho deste ano. O colegiado também aclamou a prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2016 e janeiro de 2017, ressaltando o compromisso com a transparência e bom atendimento dos associados. Outro assunto abordado foi o calendário de eleições das Diretorias Regionais, que segue até o final de abril.

Finalizando a pauta, a comissão organizadora do 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae apresentou as novidades do evento, destacando o sucesso na comercialização de estandes da feira e o número recorde de inscrições de trabalhos técnicos. O Congresso ocorrerá em Campinas (SP), de 19 a 22 de junho, com painéis, minicursos, apresentação de trabalhos, feira de tecnologias e visitas a sistemas de saneamento.

Nenhum comentário: