quinta-feira, 2 de março de 2017

Intercâmbio: Saaes de Itaúna e Itabirito compartilham experiências

Equipes dos Saaes de Itaúna e Itabirito no CCP
(Centro de Controle de Processos), na sede do SAAE Itabirito.


O Diretor Geral do SAAE Itaúna, Alisson Diego Batista Moraes e o Gerente Superior Administrativo e Financeiro da autarquia, Samuel Nunes, fizeram uma visita técnica ao SAAE de Itabirito, considerado uma referência estadual de autarquia de saneamento.

Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do SAAE de Itabirito, Wagner Melillo, que também é presidente estadual da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). Durante o encontro, os diretores discutiram a gestão das autarquias e visitaram as instalações e setores do SAAE itabiritense.


O gerente superior técnico operacional do SAAE Itaúna, Jacer Arcanjo e o assessor técnico José Nilton da Silva já haviam feito uma mesma visita a Itabirito.

"Esses intercâmbios, representam um benchmarking e são fundamentais, pois promovem a troca de conhecimento, sobretudo neste momento em que nos encontramos, no qual buscamos novas estratégias para uma gestão pública eficiente e moderna", ressaltou o diretor Alisson Diego.

A visita técnica aconteceu no dia 17 de fevereiro. 

O que é benchmarking? *

Carlos Hilsdor

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.

Esta prática não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas. O benchmarking pode e deve ser utilizado mesmo quando buscamos um posicionamento competitivo de unicidade (sermos reconhecidos como únicos, à parte da concorrência). Por isso, é fundamental compreender que benchmarking visa a utilização de inteligência competitiva para atingir uma posição estratégica privilegiada. Além disso, é preciso ter em mente que benchmarking não é uma ação isolada, mas sim um processo contínuo.

* Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-benchmarking/48104/

Nenhum comentário: