terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Um Encontro com a História de Itaguara

A Prefeitura Municipal de Itaguara, por meio de sua Secretaria de Cultura, organizou um encontro com historiadores e conhecedores da história de Itaguara, no último domingo, no auditório da Escola Estadual Coronel Frazão.

A figura central do debate sobre a história itaguarense foi o bispo diocesano de Oliveira, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, que escreveu um livro sobre a história do município. Dom Miguel falou sobre o início do povoamento da região, o expansionismo dos limites geográficos municipais, a origem do nome "Itaguara", dentre outros fatos relevantes. Também participaram da mesa de debates os historiadores itaguarenses Cássio, dona Inelda e Mariazinha, além de a professora Maria Geralda Costa e o ex-diretor da Banda Nossa Senhora das Dores, senhor João Alcadinho. A intermediação do debate ficou por conta da jornalista Sílvia Brina.

O livro de dom Miguel deverá ser lançado dentro da programação oficial do Festival de Inverno e Gastronomia 2014 e revelará fatos importantíssimos da história da cidade.

O debate histórico foi gravado com o apoio da PUC Minas (graças a interlocução da itaguarense Sandra Freitas) e o DVD será distribuído gratuitamente para todas as escolas de Itaguara.

Veja abaixo algumas fotos do evento:














Nenhum comentário: