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terça-feira, 2 de dezembro de 2014
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Parque Infantil e Academia no Bairro dos Dias: Saúde, Lazer e Diversão
Matéria e vídeo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaguara*
A Prefeitura de Itaguara entregou para a população dos bairros Dias e Novo Dias uma Academia ao Ar Livre e um Parque Infantil. A região, antes carente de opções de lazer, agora conta com um espaço exclusivo para cuidar da saúde e da diversão das crianças.
A moradora do Bairro dos Dias, Maria Lindomar de Castro, elogia e iniciativa e diz que o local virou ponto de encontro. “Várias pessoas que só ficavam em casa, até mesmo com depressão, começaram a sair para encontrar aqui na academia. Não poderia ter acontecido coisa melhor aqui no bairro”, conta entusiasmada.
A monitora da Secretaria de Esporte, Déborah Christianne, ressalta a importância da proximidade da academia com parque infantil: “Agora as pessoas não vão ter mais desculpas para não vir à academia e não ter onde deixar o filho. Enquanto um se diverte o outro estará exercitando. Foi um grande benefício para o município”.
“A construção da academia e do parque demonstra o cuidado da Administração Pública com a saúde preventiva, com o esporte e o lazer. Deixamos claro a missão da nossa gestão: melhorar cada vez mais a qualidade de vida de todos itaguarenses”, salienta o prefeito Alisson Diego.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente
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Pequenos cuidados demonstram atenção e respeito com o cidadão |
Matéria e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaguara e Secretaria de Infraestrutura:
Manutenções e Drenagens nas estradas vicinais
A Prefeitura de Itaguara trabalha constantemente pela melhoria das estradas rurais. No mês de outubro, foi finalizada uma importante drenagem com manilhas de concreto na estrada do Campo Gentio (conhecida como "João Paulista"). Desde 2009 a Prefeitura tem se preocupado no tratamento preventivo de qualidade das estradas rurais e as drenagens - antes pouco realizadas - passaram a ser feitas constantemente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Além desta drenagem realizada mês passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que estão sendo realizadas obras de manutenções preventivas e corretivas nos 410 km² de extensão territorial do município.
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Dezenas de mata-burros velhos estão sendo substituídos por novos |
Na área de patrolamento, foi colocado cascalho nos pontos críticos das estradas vicinais. A Prefeitura vem se preocupando em minimizar erosões nas estradas vicinais, melhorando a acessibilidade dos usuários e reduzindo desconforto de quem as utiliza. "Trata-se de um trabalho feito com muita responsabilidade, que vem dando certo", informa o coordenador Geraldo.
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Manutenção de pontes: prevenção ao período chuvoso |
A Secretaria de Infraestrutura informou que estão previstas a construção de uma nova rede de drenagem para as estradas de Pará dos Vilelas, Mato Dentro e Mata Porco. "Estas obras de drenagem vão contribuir para a melhoria do escoamento da produção agropecuária, facilitar o acesso da população aos serviços de educação e saúde, estimulando assim o desenvolvimento da agricultura familiar além de proporcionar segurança a todos que trafegam pelas regiões citadas", explica o secretário Gustavo Miranda.
Segundo Miranda, as obras estão de acordo com os anseios da população itaguarense. "Procuramos estabelecer metas e critérios, buscando assim atender e resolver os problemas e necessidades. Vamos assim, dando um passo de cada vez, para irmos ao encontro de uma qualidade cada vez melhor para os nossos cidadãos”, salienta.
Ampliação do Galpão da Secretaria de Obras
A sede da Secretaria também recebeu investimentos importantes. Foi feita uma contenção de talude do barranco que fica nos fundos do Galpão desta Secretaria com o objetivo de conter os deslizamentos de terra e ampliar o espaço para o armazenamento de máquinas, equipamentos e veículos pesados da Prefeitura. Foram gastos aproximadamente 1.200 pneus de descarte, recolhidos nas borracharias do município e também nas cidades vizinhas.
Instalação de Corrimões nos espaços públicos
Pensando na acessibilidade da melhor idade, a Prefeitura instalou corrimões nas escadas que da Praça da Raimundo de Morais Lara e, pensando na segurança das crianças, também foram instalados na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. "Para muitas pessoas, essas são ações pequenas e sem muita importância, mas equivocam-se porque o Poder Público precisa demostrar cuidado e atenção também nas pequenas coisas. Quem passa pela praça e utiliza o corrimão sabe muito bem disso. Nossa administração está sempre com foco nas pequenas coisas, além das grandes obras e grandes investimentos", diz o prefeito Diego.
Calçamento na Rua Geraldo Siqueira
A Prefeitura deu início à pavimentação poliédrica na Rua Geraldo Siqueira, no bairro dos Coelhos. Esta obra está sendo realizada com recursos da Administração Municipal. É uma iniciativa para dar melhor qualidade de vida aos Itaguarenses.
O Supervisor de Obras, Renaldo Afonso de Moura, vistoriou o início das obras de calçamento da rua que tem 280 metros² de extensão, beneficiando sete famílias, toda a rede de água e esgoto já foi instalada. As máquinas da Secretaria de Infraestrutura já concluíram os serviços de terraplanagem, para que possa dar início o assentamento das pedras calçadinhas (foto a seguir)
Seca e estiagem: Mais de mil municípios estão em situação de emergência
Compartilhamos notícia do Portal CNM (Confederação Nacional dos Municípios) sobre a grave crise hídrica que tem assolado muitos municípios brasileiros:
Pelos menos 20% dos Municípios no Brasil estão com decretos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública por conta de seca ou de estiagem. De acordo com balanço do Ministério da Integração Nacional, 1.116 Municípios enfrentam problemas causados pelo fenômeno.
Pelos menos 20% dos Municípios no Brasil estão com decretos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública por conta de seca ou de estiagem. De acordo com balanço do Ministério da Integração Nacional, 1.116 Municípios enfrentam problemas causados pelo fenômeno.
Do total, 1.016 Municípios estão em oito Estados do Nordeste, que são eles: 203 no PI, 196 na PB, 176 no CE, 160 na BA, 152 no RN, 125 em PE, três em SE e um no MA. Os outros são da região Sudeste, em que 97 são de Minas Gerais e três são de São Paulo. Os Municípios que decretam emergência ou calamidade podem receber auxílio financeiro do governo federal. Mas, para ter acesso a esses recursos, a prefeitura deve enviar um plano indicando qual o cenário é a necessidade e o governo federal precisa comprovar a situação.
De acordo com a meteorologista do Climatempo, Bianca Lobo, a tendência agora é que as chuvas voltem à normalidade com a aproximação do verão, o que levará mais água para os locais que sofrem com a seca. Mas, segundo ela, o sertão nordestino deve esperar um pouco mais pela água, pois nessas regiões as chuvas costumam cair lá para o mês de março.
A especialista afirma ainda que, mesmo com um verão mais chuvoso, os sistemas de abastecimento de água e de geração de energia por hidrelétrica precisarão de mais tempo para se normalizar. “Chegamos a uma situação muito crítica, nunca na história tínhamos atingido esse patamar. As chuvas vão dar um alívio, mas precisaremos de mais três anos com chuvas normais para ter tranquilidade”, afirma.
Da Agência CNM, com informações da revista Exame
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/mais-de-1100-munic%C3%ADpios-est%C3%A3o-em-emerg%C3%AAncia-por-conta-de-seca-e-estiagem
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Mais Fisioterapia
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Prefeitura dobra a oferta de serviços fisioterápicos |
"É uma conquista importante para Itaguara, a cidade sempre teve um profissional de fisioterapia e agora com duas, teremos condições de ampliar muito a oferta de serviços e focar no atendimento domiciliar", argumenta o secretário de Saúde Edvar Mamede.
A Prefeitura Municipal de Itaguara informa que o número de atendimentos fisioterapêuticos já aumentou substancialmente. A nova fisioterapeuta, nomeada após o concurso, realiza atendimentos em domicílio três vezes por semana e ambulatorial duas vezes.
Para agendar uma avaliação, ligue: (31) 3184-2462.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Itaguara dá exemplo em políticas ambientais: Projeto Socioambiental, Gincana e ETE
* Matéria e fotografias: Iza Campos
A Prefeitura Municipal de Itaguara está executando o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTS), como parte do Plano de Trabalho para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o intuito de envolver a população itaguarense em ações socioambientais.
Várias ações já foram desempenhadas para a mobilização da comunidade: reuniões comunitárias, palestras de Educação Ambiental e Sanitária para professores e alunos, oficinas ambientais (reciclagem de óleo de cozinha para fazer sabão e produção de vassouras com garrafas PET), além de uma grande gincana com as escolas, que finalizou o projeto. Todas estas atividades foram desenvolvidas para que, a partir delas, haja uma contribuição comunitária para a conservação do meio ambiente.
A educadora ambiental, Monika Tschoepe frisou em suas palestras a importância da ETE para o município, que agora faz parte dos poucos municípios brasileiros que possuem uma Estação de Tratamento com quase 100% do esgoto urbano tratado. As palestras foram oferecidas em todas as escolas de Itaguara, incluindo as rurais.
Segundo Monika, o papel conscientizador das crianças se tornou fundamental para a educação em casa. “Invertemos os papéis, agora são os filhos que são os multiplicadores de informação, eles é que nos educarão, pois estão vivenciando a real situação da escassez de água, por isso é que se faz tão importante o processo de conscientização desde os mais novos”, acrescenta a educadora.
O professor de português da Escola Estadual Padre Gregório, Mateus Esteves, ressalta que passar essa mensagem de conscientização dentro das escolas é a maneira mais eficaz de fazê-la perpetuar. “Formamos pessoas e nada melhor que educá-las, abordando temas de relevância atual, para que elas possam passar conhecimento e consciência para outras”, acrescenta Mateus. A aluna Ana Paula Rabelo, do 7º ano, disse que vai levar para casa o que aprendeu: “Todos sabemos que não podemos gastar água, mas agora entendo que desperdiçava muito sem saber. Como escovar os dentes, que ao deixar a torneira aberta eu utilizava em média dois baldes de água”.
GINCANA
No dia 10 de outubro, foi realizada a 1ª Gincana Ecológica das Escolas Municipais, na quadra coberta da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. As crianças se dividiram em 3 equipes: Ar, Sol e Água. A gincana foi organizada pela EME Engenharia Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação, Departamento de Meio Ambiente e SAAE. E a comissão de jurados foi composta por Camilo Lélis, Jordane Oliveira, Thimoteo Lima, Nair Vilaça e Júlio César da Silva.
As tarefas da gincana eram: arrecadação de garrafas PET, reaproveitamento de alimentos, confecção de brinquedos e instrumentos, festival de paródias, jardim de pneus, concurso de fotografia, declamação de poemas, prova de dramatização, torcida organizada e prova do certo ou errado. As três equipes desenvolveram as tarefas com muita dedicação.
Foram arrecadadas mais de 8.000 garrafas PETs que foram utilizadas na oficina de vassoura e o restante das garrafas serão reutilizadas para reciclagem. O concurso de fotografia, cujo tema foi “Belezas de Itaguara”, que deixou a comissão de jurados encantada com a singularidade do olhar das crianças com a natureza.
Ao final, a Equipe Água foi a campeã, com mínima diferença para as demais. O prêmio foi um Baú de Fantoches, com diversos kits, mas de uso compartilhado. A equipe vencedora escolherá os kits de fantoches e o local da primeira visita do baú, depois cada uma das escolas também receberá a visita, claro, acompanhada de muitas estórias.
Para o Secretário Municipal de Educação, Gilmar G. Morais Malta, “houve clara compreensão de que não houve vencedores ou vencidos, todos vivenciaram uma grande brincadeira coletivizada na competência, entrega e disponibilidade. Ganhou a educação.”. Foi uma ‘competição’ em que os vencedores foram todos os alunos que puderam demonstrar o carinho com o meio ambiente.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Celebrar Conquistas e Trabalhar Mais: Artigo para a Revista Itaguara
O texto a seguir foi escrito para a Revista Itaguara 70 anos - uma edição comemorativa sobre os avanços de Itaguara nos últimos anos e um panorama histórico sobre nosso município desde a sua emancipação política em 1943 até os nossos dias.
É dever da administração pública informar à população o seu trabalho em prol do coletivo. Esta é uma exigência preconizada em nossa Constituição Federal e principal objetivo desta publicação. O outro é homenagear os 70 anos de emancipação política de nossa terra. Para tanto, destacamos alguns dos principais feitos da Gestão Municipal nos últimos anos.
Todos reconhecem que a Itaguara de hoje é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo das gerações. É um desvario quando governos almejam se apropriar das conquistas que são do povo.
Graças a homens e mulheres de fibra, trabalhadores rurais e urbanos, empresários, produtores rurais, profissionais liberais, servidores públicos, estudantes, enfim, graças ao povo itaguarense, estamos construindo dia a dia um município cada vez melhor. São 70 anos dessa construção coletiva.
Com relação ao trabalho da Prefeitura nestes últimos anos, vale dizer: jamais pensamos num horizonte de apenas quatro ou oito anos. Olhamos para o futuro e o construímos cotidianamente em nossas ações. Todos os projetos e realizações da prefeitura de Itaguara orientam-se visando à construção de um legado, isto é, realizações que transcendem a mandatos.
Estação de Tratamento de Esgoto, Museu Sagarana, diversos asfaltamentos e pavimentações urbanas e rurais, obras de defesa civil, farmácia pública, UBS da Região Central, frota completamente renovada (maior aquisição de veículos e máquinas da história municipal), quinta equipe do PSF, atração de empresas e investimentos, melhorias nas escolas, construção do Poliesportivo do Bairro dos Dias, novos cursos técnicos, reforma de praças (Aroeiras, Maria do Roque, Convivência e Pará dos Vilelas), academias populares, educação inclusiva, reforma do Ginásio Poliesportivo Municipal, novo plano de carreira para os servidores públicos municipais, reforma e modernização adminstrativa. Essas são apenas algumas das nossas conquistas desde 2009. São significativas e só foram possíveis graças ao trabalho árduo de todos nós, com ética, transparência e probidade. A Prefeitura e a população estão sintonizadas no mesmo propósito: fazer de Itaguara uma cidade cada dia melhor, uma verdadeira referência em qualidade de vida. E, juntos, estamos conseguindo isso.
Temos muito o que fazer, mas também temos a claríssima certeza de que já fizemos muito. Movidos por uma vontade maior, movidos pelo espírito público e movidos pelas melhores tradições mineiras e itaguarenses, estamos construindo um município com mais qualidade de vida para todos.
Mais uma vez, conclamo a todos para, juntos, trabalharmos por Itaguara. Proponho um trabalho de mãos dadas, afinal, como bem versejou o poeta maior, o universal poeta de Minas, Drummond: “O presente é tão grande, não nos afastemos, vamos de mãos dadas”.
Então vamos, de mãos dadas, celebrar conquistas e trabalhar mais.
Alisson Diego Batista Moraes
Prefeito Municipal de Itaguara
* Editorial escrito para a Revista Comemorativa Itaguara 70 anos - como prestação de contas do mandato e comemoração pelos 70 anos de emancipação política do município.
Celebrar Conquistas e Trabalhar Mais
Todos reconhecem que a Itaguara de hoje é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo das gerações. É um desvario quando governos almejam se apropriar das conquistas que são do povo.
Graças a homens e mulheres de fibra, trabalhadores rurais e urbanos, empresários, produtores rurais, profissionais liberais, servidores públicos, estudantes, enfim, graças ao povo itaguarense, estamos construindo dia a dia um município cada vez melhor. São 70 anos dessa construção coletiva.
Com relação ao trabalho da Prefeitura nestes últimos anos, vale dizer: jamais pensamos num horizonte de apenas quatro ou oito anos. Olhamos para o futuro e o construímos cotidianamente em nossas ações. Todos os projetos e realizações da prefeitura de Itaguara orientam-se visando à construção de um legado, isto é, realizações que transcendem a mandatos.
Estação de Tratamento de Esgoto, Museu Sagarana, diversos asfaltamentos e pavimentações urbanas e rurais, obras de defesa civil, farmácia pública, UBS da Região Central, frota completamente renovada (maior aquisição de veículos e máquinas da história municipal), quinta equipe do PSF, atração de empresas e investimentos, melhorias nas escolas, construção do Poliesportivo do Bairro dos Dias, novos cursos técnicos, reforma de praças (Aroeiras, Maria do Roque, Convivência e Pará dos Vilelas), academias populares, educação inclusiva, reforma do Ginásio Poliesportivo Municipal, novo plano de carreira para os servidores públicos municipais, reforma e modernização adminstrativa. Essas são apenas algumas das nossas conquistas desde 2009. São significativas e só foram possíveis graças ao trabalho árduo de todos nós, com ética, transparência e probidade. A Prefeitura e a população estão sintonizadas no mesmo propósito: fazer de Itaguara uma cidade cada dia melhor, uma verdadeira referência em qualidade de vida. E, juntos, estamos conseguindo isso.
Temos muito o que fazer, mas também temos a claríssima certeza de que já fizemos muito. Movidos por uma vontade maior, movidos pelo espírito público e movidos pelas melhores tradições mineiras e itaguarenses, estamos construindo um município com mais qualidade de vida para todos.
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Brasão Oficial do Município |
Mais uma vez, conclamo a todos para, juntos, trabalharmos por Itaguara. Proponho um trabalho de mãos dadas, afinal, como bem versejou o poeta maior, o universal poeta de Minas, Drummond: “O presente é tão grande, não nos afastemos, vamos de mãos dadas”.
Então vamos, de mãos dadas, celebrar conquistas e trabalhar mais.
Alisson Diego Batista Moraes
Prefeito Municipal de Itaguara
* Editorial escrito para a Revista Comemorativa Itaguara 70 anos - como prestação de contas do mandato e comemoração pelos 70 anos de emancipação política do município.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Itaguara se firma como referência educacional
O secretário de Educação de Itaguara, professor Gilmar Moraes fez uma minuciosa radiografia sobre a educação itaguarense. A seguir alguns dos principais pontos (publicado originalmente no Jornal Cidade):
Visão de Futuro
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Professor Gilmar: Radiografia sobre a Educação Itaguarense |
A Educação em Itaguara vai muito bem, obrigado!
O desafio é continuar avançando!
Há muito Itaguara figura no
cenário da educação nacional com ótimos indicadores, alcançados inclusive por
conta da competência de docentes e gestores, que não mediram esforços e
emprestaram seus melhores propósitos no cotidiano do processo
ensino-aprendizagem.
Apenas para demonstrar a
evolução, os dados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,
evidenciam a contínua melhoria, o que nos deixa orgulhosos da nossa performance.
Na primeira comparação, com base na média de indicadores alcançados pelas
escolas municipais do país, o grande destaque é a Escola Municipal Padre
Geraldo Rodrigues Costa, que inclusive já ultrapassou a meta prevista para o
ano de 2021, de 6,2. Poucas escolas
municipais alcançaram notas tão significativas assim. E o desafio é continuar
avançando!
Nossa
Escola Estadual Padre Gregório definitivamente entra no cenário nacional e
figura entre as melhores não só de Minas Gerais, mas do país, ao alcançar o indicador de 7,7. Reflete,
portanto, o esforço e a competência de professores, especialistas e gestores na
condução dos desafios de se fazer uma escola de qualidade. E, com certeza,
desperta no cidadão itaguarense o sentimento de credibilidade e respeitabilidade,
quando o assunto é educação.
O portal QEdu (www.qedu.org.br), que disponibiliza
informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola brasileira, faz uma
comparação interessante dos dados de Itaguara em relação a diversos municípios
no que se refere à proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência
de leitura e interpretação de textos, e ainda, na resolução de problemas, até o
5º Ano na rede pública de ensino. Veja só que preciosidade a qualidade da nossa
educação em relação a Minas Gerais e ao Brasil:
PROPORÇÃO
DE ALUNOS COM APRENDIZADO ADEQUADO
|
|||
Disciplinas
|
Brasil
|
Minas Gerais
|
Itaguara
|
Português
Competência de leitura e interpretação de texto
|
37%
|
51%
|
67%
|
Matemática
Competência na resolução de problemas
|
33%
|
50%
|
70%
|
É preciso ressaltar e enaltecer
sempre o trabalho que antecede a uma avaliação. Os indicadores, até 2014 e os
que ainda serão divulgados em 2015, resultam do que já foi feito até este ano.
É fruto do trabalho e comprometimento de educadores e gestores que se dedicaram
à causa educacional na nossa Terra.
Nos próximos dias 4, 5 e 6 de
novembro serão realizadas as avaliações do PROEB (5º Ano e 9º Ano do Ensino
Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio) e do PROALFA(Ensino Fundamental: 3º Ano –
censitária; 2º e 4º Ano – amostral). Os resultados dessas avaliações serão
divulgados somente no próximo ano, mas temos certeza, os avanços persistirão.
O PROALFA- Programa de Avaliação da
Alfabetização, tem por objetivo avaliar
a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim
do ciclo de alfabetização e acontece anualmente, sendo aplicada aos alunos do
3º Ano. O PROEB – Programa de Avaliação da Educação Básica tem por objetivo
avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e
competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática.
O Secretário de Educação, já
pensando em 2016, assinala: “espero que os resultados para 2016 possam refletir
a excelência alcançada no ano de 2015, em razão das ações e melhorias que serão
incrementadas”.
O QUE É O IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é
um indicador que busca representar a qualidade do ensino básico no Brasil.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep)
em 2007, em uma escala de 0 a 10, sintetiza num único indicador dois
conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo, que
representa a taxa de aprovação, e o aprendizado, correspondente ao
resultado dos estudantes em português e matemática na Prova Brasil e Saeb.
Como o IDEB é calculado?
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do INEP, o Saeb e a Prova Brasil - avaliações aplicadas no 5º e 9º
ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
|
O que vem por aí
Prof. Gilmar, sempre comedido,
cuidadoso e respeitoso nas palavras, argumenta que não há invencionices ou
ações mirabolantes na área da educação, o que existe, segundo ele, é uma proposta que denomina de coletivização de competências,
ancorada em atitudes de solidária responsabilidade e fundada na prática
dialogada. Para o Secretário, há diversas proposições em construção e
planejamentos em curso, conforme enumera:
Priorização da reforma da Escola Municipal
do Pará dos Vilelas
A emenda parlamentar proposta pelo então
Deputado Federal Nilmário Miranda, com recursos da ordem de R$ 100.000,00,
permitirá a reforma e ampliação da cozinha, área de armazenagem de alimentos e
limpeza, mas não será suficiente para suprir todas as necessidades da Escola. A
Prefeitura Municipal, para garantir a melhoria da infraestrutura, já planeja
então, junto à Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, a reforma de
todas as salas, banheiros, pátio, área de alimentação e área externa. E tudo
isso com recursos próprios. Os trabalhos serão iniciados em dezembro, para
conclusão até início de fevereiro de 2015.
Revitalização da Escola Municipal São
Sebastião, da Boa Vista
A partir de
abordagens junto aos alunos surgiram algumas sugestões de melhorias na escola e
que foram prontamente acolhidas pela Secretaria, como, por exemplo, a adaptação
da área externa para um pequeno campinho multiuso (futebol, peteca, lazer),
instalação de ventiladores em todas as salas de aulas, ampliação do acervo da
biblioteca, reparos na estrutura do prédio e diversificação dos recursos
pedagógicos, dentre outras melhorias, que inclusive também alcançarão a Escola
Municipal Barão do Rio Branco, do Campo do Gentio.
Revisão e reestruturação do Projeto Tempo
Integral
A inovadora
proposta do Governo Federal, o Mais Educação, sustenta as ações desenvolvidas no Tempo
Integral, por isso mesmo a ludicidade não será prejudicada, mas além dos
investimentos na diversificação do material e insumos didáticos e pedagógicos,
atenção especial será dada ao reforço escolar, ao “dever de casa”, à
recuperação de defasagens, com permanente acompanhamento das Especialistas e
estreita articulação com a sala de aula, com as Professoras das turmas,
privilegiando planejamentos interligados e interdependentes. É mais uma
construção coletivizada.
Projeto “Cuidar e Educar”
A proposta
consiste em agregar à Escola as mais diversas especialidades da área da saúde
(Neurologia, Oftamologia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia,
Psicopedagogia), numa parceria entre as Secretarias da Educação, da Saúde e de
Assistência Social. O projeto, em
construção, aposta na prevenção, na reeducação de hábitos alimentares, na
orientação e educação voltadas para os cuidados pessoais e, quando cabível, no
diagnóstico prévio de situações que desfavoreçam a aprendizagem,
sistematizando, por consequência, propostas e medidas de intervenção
pedagógica.
Projeto “Música na Escola”
Diante da
impossibilidade momentânea de um rearranjo curricular, mas que será objeto de
estudos para viabilização em 2016, até mesmo por conta da discussão nacional
que será aberta por proposição do Governo Federal, a música deve entrar
definitivamente na vida escolar dos alunos das Escolas Municipais,
incrementando-se a partir do Projeto Tempo Integral, que já adquiriu mais de 15
violões e para o próximo ano serão adquiridas mais de 60 unidades de flauta
doce, de qualidade recomendada.
Rematrícula em Casa
Todos os anos,
no período de rematrículas, muita gente se desloca de casa até à escola, por
vezes enfrentando filas e demora no atendimento, até por conta do volume das
demandas. Foi pensando em facilitar esse processo que a Secretaria de Educação
lança a proposta da Rematrícula em Casa que consiste basicamente em renovar a
matrícula sem necessitar ir até à secretaria da escola. Cada aluno receberá um
envelope padronizado e personalizado, com sua identificação e dos pais, contendo os formulários a serem
preenchidos e um “passo-a-passo” (manual) explicando cada item e cada
solicitação de informação. Depois de preenchidos e assinados, o próprio aluno
retornará à sua professora os referidos documentos, acompanhados de uma
comprovação de endereço atualizada. As possíveis dificuldades poderão ser dirimidas
no manual de preenchimento e, se necessário, até por telefone. Se ainda assim
persistirem, os pais então serão convidados a comparecerem na escola.
Creche no Areião
Esse é o projeto mais arrojado a
ser implantado em Itaguara. Já há aporte de recursos federais e aguarda-se,
para breve tempo, que a construtora contratada realize as obras, que por ser pré-montada
será erguida e entregue em pouco mais de 6 meses.
PRONATEC
Desde 2013, mais
de 600 Itaguarenses se matricularam nos diversos cursos ofertados pelo PRONATEC,
numa parceria entre o IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais e a Prefeitura
Municipal. Esta, por sua vez, por meio da Secretaria de Educação, tem envidado
esforços para a viabilização de todos os cursos, inclusive suprindo alguns
insumos pedagógicos ou materiais que seriam de responsabilidade exclusiva do Instituto,
tudo isso para permitir aos alunos a garantia de melhores condições de estudo e
qualidade na formação.
O IFMG – Instituto
Federal de Minas Gerais, Campus Betim, é o responsável pela certificação dos
cursos, suporte pedagógico, custeio dos diversos materiais para todos os cursos
ofertados, fornecimento gratuito aos alunos do material escolar (apostila,
cadernos, uniformes, etc), além da seleção, contratação e pagamento de
professores e profissionais (supervisores e pessoal de apoio administrativo).
A contrapartida oferecida pela
Prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, é a disponibilização
da infraestrutura necessária e o sistemático acompanhamento com vistas a
assegurar a qualidade dos cursos e o adequado funcionamento, em todos os
aspectos. Para o próximo ano, por exemplo, além do aporte de recursos no
aluguel de dependências externas para funcionamento do laboratório dos novos
cursos técnicos (Logística, Meio Ambiente, Enfermagem e Segurança do Trabalho),
também serão empregados mais de R$ 3.000,00 (três mil reais) ao mês para a
locação dos equipamentos e peças diversas.
Desde o início do programa em Itaguara, 107 alunos já
concluíram os estudos nos sete cursos de FIC ofertados: Agricultura Familiar,
Contabilidade, Pedreiro de Alvenaria, Auxiliar Administrativo (2 turmas) e
Libras (2 turmas).
Hoje, na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues
Costa, 121 alunos frequentam os cursos de Agente Comunitário de saúde, Auxiliar
Departamento de Pessoal, Cabeleireiro, Informática Básica e Padeiro
(confeitaria), além dos 36 alunos dos dois cursos de Técnico em
Informática, sendo uma turma formada por alunos que já concluíram o Ensino
Médio (Subsequente) e outra turma formada por alunos que ainda cursam o Ensino
Médio (Concomitante).
O Secretário Municipal de Educação, Prof. Gilmar G.
Morais Malta, assinala que esta parceria representa uma oportunidade de
significativa relevância para o cidadão que quer buscar boas oportunidades no
mercado de trabalho e, sobretudo, “que quer aprimorar conhecimentos e alavancar
múltiplas competências”.
PLANO DECENAL
Esse é, sem
dúvida alguma, o maior desafio em curso, pois significa planejar a educação do
município de Itaguara para os próximos 10 anos, em todos os aspectos, inclusive
no que diz respeito a investimentos, tecnologia, ampliações e avanços na
qualidade do ensino.
Em consonância
ao artigo 8º da Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano
Nacional de Educação, no dia 2 de outubro, deste ano, o Prefeito Alisson Diego
tornou pública a Portaria de número 1.420,
que cria a Equipe Técnica de Planejamento do Plano Decenal. Formada por
Educadores e coordenada pelo Secretário Municipal de Educação, a Equipe tem por
finalidade o planejamento, a sistematização e a operacionalização de todos os
processos que se referem à construção coletiva do Plano Decenal, de forma a
assegurar uma educação de excelência, inclusiva e humanizadora.
Na composição da
Equipe, além do Secretário Municipal de Educação, figuram educadores como Maria
Luiza da Silveira, Camilo Joaquim de Oliveira Rezende, Dunalva Galgani Oliveira
Ribeiro, Giselda Viegas Rosa, Maria Lucíola Andrade Oliveira, Liene de Oliveira
Lima Penido, Ângela Maria Passos e Márcia Luiza M. Oliveira.
A primeira
reunião já ocorreu no dia 23 de outubro e dentre os assuntos, da pauta
proposta, discutiu-se amplamente o Regimento Interno da Comissão Representativa
da Sociedade e sua respectiva composição, com aprovação unânime. Oportunamente
toda essa estruturação será submetida ao Executivo Municipal para a expedição
do Ato Normativo específico.
Nas próximas
reuniões, já agendadas para os dias 30 de outubro e 7 de novembro, além da
consolidação da Comissão Representativa, também será definida a sistematização
e operacionalização do Plano, no que concerne ao diagnóstico e elaboração do
texto base.
No intuito de
assegurar amplo acesso da comunidade às nossas atividades, criamos um blog para
servir de divulgação e espaço de debates. Todas as nossas ações serão abrigadas
no www.itaguaraplanodecenal.blogspot.com.br.
O convite
continua aberto à comunidade: junte-se a nós nessa construção coletiva do Plano
Decenal da nossa cidade! Participe! Comente o Blog! Envie suas sugestões!
Apresente suas propostas! Seja sempre bem-vinda! Seja sempre bem-vindo!
Nota: saiba mais sobre o plano decenal
acessando o blog. Você encontrará lá toda legislação pertinente, dicas e links
de outros portais que contribuem para a melhor compreensão e colaboração.
Revitalização da Escola Municipal Padre
Geraldo Rodrigues Costa
No ano de 2012 a
Escola conseguiu aprovação do FNDE para receber recursos de ampliação de sua
estrutura física quando então optou por construir um anexo, num projeto para
mais 6 (seis) salas. Os recursos foram repassados apenas para a construção de
uma parte da obra. Espera-se, para o próximo ano, que o restante dos recursos
possa ser disponibilizado e a obra finalizada.
Independentemente
desses avanços já conseguidos, projeta-se a pintura do prédio, a instalação de
toldos em todas as janelas, a ampliação do laboratório de informática, a
revitalização e melhoria da biblioteca, com novas aquisições e repaginação das
áreas externas. A sala de recursos receberá atenção muito especial, com
ampliação do atendimento e aquisições de materiais pedagógicos específicos.
Ainda assim, a
proposta da Secretaria Municipal de Educação é captar outros recursos para
ampliação, adequação e revisão da aparência da Escola, como gosta de dizer o
Prof. Gilmar:
“Cheguei agora e já sonho a
Escola Pe. Geraldo em tantos e tantos aspectos, como por exemplo, um novo
layout físico que lembre um pequeno castelo, a substituição dos muros por
grades vazadas e amplos jardins, contribuindo para despertar no imaginário das
crianças o gosto e o sabor da pertença ao lugar, ao saber e ao aprender”.
1ª Gincana Ecológica
Matéria BLOG
Semana da Criança
Matéria do BLOG
Alimentação Escolar
O
consumo de uma alimentação saudável desde a infância é importante para o
crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Uma dieta adequada na fase escolar
contribui para o aprendizado, além de proporcionar a aquisição de bons hábitos
alimentares. Crianças e adolescentes, para crescerem e desenvolverem-se de
maneira satisfatória, precisam ingerir diariamente todos os nutrientes:
carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais em quantidades
adequadas à sua faixa etária. Além da quantidade, há que preocupar-se também
com a qualidade, uma vez que a alimentação deve ser segura, isto é, livre de
contaminantes químicos, físicos e biológicos que possam causar agravos à saúde.
Nesse contexto, a escola
juntamente com a Secretaria de Educação, através da merenda escolar, deve
proporcionar aos alunos, durante sua permanência na escola, alimentos de
qualidade que atendam parcialmente suas necessidades nutricionais e ainda
protagonizar ações de educação nutricional com os estudantes e a comunidade
escolar, dentre outras atividades.
Assim, a Secretaria Municipal de
Educação de Itaguara, buscando garantir uma alimentação escolar segura e em
consonância com o perfil nutricional dos alunos da rede municipal de ensino,
irá desenvolver um trabalho nutricional nas escolas, revisando e reestruturando
a prática atual. Com o apoio da nutricionista Graziela Rezende, recentemente
empossada e responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
(PNAE), serão elaborados novos cardápios de acordo com parâmetros definidos em
normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão
também realizadas oficinas de treinamento e capacitação com os colaboradores
das escolas, acompanhamento da compra, armazenamento e preparo dos alimentos
nas cantinas, avaliação nutricional dos alunos para traçar diagnósticos,
triagem nutricional de condições metabólicas específicas como Diabetes
Mellitus, Hipertensão arterial, Dislipidemias, sobrepeso e obesidade, dentre
outras, para receberem adequado atendimento, além de ações educativas em
nutrição desenvolvidas em parceria com as escolas.
Plano de Carreira
O prefeito está enviando para o Legislativo um novo Plano de Cargos e Salários para os profissionais da educação. Haverá uma série de benefícios e aumento rela de salário. Em breve será descrito em detalhes aqui.
Para a
Secretaria de Educação de Itaguara a visão que se tem do futuro é apostar na gestão
dos resultados sem perder de vista a humanização no aprender-ensinar e no
ensinar-aprender, ancorados na afetividade, amorosidade e no “cuidar”. O
desafio será justamente esse, alcançar os melhores indicadores sem comprometer
a infância.
Ao ser indagado
sobre esse desafio, o prof. Gilmar assim se posiciona: “O percurso do processo educacional não é isento de tropeços,
desencontros e descompassos. A excelência dos serviços é meta permanente. A melhoria contínua e a
constância de propósitos são as escolhas que faremos e renovaremos a cada novo
dia. Importa, sobretudo, que as pessoas se reconheçam imbuídas dos mesmos
propósitos e jamais abandonem a disposição para dialogar sobre tudo, tudo
mesmo, que acontece na escola. Independentemente dos possíveis percalços e de
melhorias nas atividades e ações desencadeadas, a prioridade será sempre a
humanização das relações, em qualquer frente que se apresente. O diálogo deve
ser a ferramenta elementar. Não se pode prescindir da escuta ativa e da atitude
inclusivista, onde a permanente
disponibilidade e o respeito mútuo sejam servidos antes, durante e depois das
aulas”.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
A vaidade das coisas e o Cinismo
O Cinismo é uma das mais interessantes correntes filosóficas do período helenístico. Suas ideias começaram a ser difundidas desde o séc. IV a.C e perduraram até o início da era cristã.
Muitos anos depois de Antístenes, "o criador do Cinismo", esses pensamentos e ideias inspiraram Marco Aurélio, o imperador, hábil humanista, que se utilizou de Crates (discípulo de Diógenes de Sinope, que era discípulo de Antístenes, aluno de Sócrates) para retratar a vaidade. Este excerto de Marco Aurélio é verdadeiramente interessante e retrata a essência do Cinismo (há algo de reflexão e verdade, ainda para os nossos tempos):
"Assim como, dos pratos de carne e outros alimentos, o pensar que um é o cadáver de um peixe, outro o cadáver de uma galinha ou de um leitão; igualmente, do Falerno, que é o suco de uva e, da toga, que é o pelo de uma ovelha tinto com o sangue de um molusco, e, ainda, da copulação, que não passa de fricção do ventre e ejeção de muco acompanhada de algum espasmo; assim como essas ideias atingem as coisas em si e as penetram até ver o que elas são afinal, assim devemos agir durante toda a vida; quando mais fidedignas se afiguram as coisas, despi-las, contemplar a sua vulgaridade e suprimir os comentários que a estas conferem imponência. Porque a presunção é uma embusteira formidável e quando mais te imaginas entregue a tarefas sérias, aí é que estás sendo mais ludibriado". (Marco Aurélio, Meditações, VI, 13)
Muitos anos depois de Antístenes, "o criador do Cinismo", esses pensamentos e ideias inspiraram Marco Aurélio, o imperador, hábil humanista, que se utilizou de Crates (discípulo de Diógenes de Sinope, que era discípulo de Antístenes, aluno de Sócrates) para retratar a vaidade. Este excerto de Marco Aurélio é verdadeiramente interessante e retrata a essência do Cinismo (há algo de reflexão e verdade, ainda para os nossos tempos):
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Busto do imperador - museu Glyptothek - Munique |
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Crates de Tebas |
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Secretaria de Desenvolvimento Social organiza viagem cultural em comemoração ao Dia do Idoso
Texto e fotos: Iza Campos
Em comemoração ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego levou o Grupo Luz e Vida, do Cras Liberdade, para uma visita a Exposição Recosturando Portinari, na Casa Fiat de Cultura, e na peça teatral “Pedro e o Lobo”, no Sesc Palladium, no dia 10 de outubro.
A Exposição Recosturando Portinari, encheu os olhos de vibração pela sua beleza e delicadeza. Já na entrada da Casa Fiat os integrantes do Grupo Luz e Vida ficaram encantados com o painel Civilização Mineira, de 2,34m X 8,14m, de Cândido Portinari, representando a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte. Muitos ficaram admirando o quadro já satisfeitos com a visita. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo.
Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Fabiana Morais, a experiência de levá-los em um passeio que os remeteu tanto ao passado, com beleza e descontração, foi ímpar: “Durante a exposição foi fácil perceber a sensibilidade dos integrantes do Luz e Vida, eles identificaram com as fragmentações dos quadros e se sentiram envolvidos com a arte”.
Segundo José Morais, o primeiro participante do Grupo Luz e Vida, o passeio foi muito proveitoso, ele que nunca tinha visto uma obra de arte de um pintor famoso, ficou emocionado com a imponência da obra de Portinari. “A visita ao museu foi muito bonita e o grupo aproveitou bastante, como também a peça de teatro, com uma orquestra se apresentando para nós”, contou José.
“No teatro, todos ficaram deslumbrados e entraram na peça e na poesia da música”, acrescentou a Secretária. Acomodados na primeira fileira, o grupo se despediu do passeio no espetáculo de teatro de bonecos Pedro e o Lobo, do Grupo Giramundo, musicado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcos Arakaki.
O casal Dona Lenita e Bené, de 67 e 68 anos, respectivamente, a viagem foi ótima e os proporcionou uma vivência diferente do que estavam acostumados. Ambos frequentadores do Cras, parabenizaram a iniciativa e esperam por mais experiências como esta. “Foi uma maravilha, eu já tinha visto pela televisão esses bonecos, mas assistir ao vivo foi incrível. Nunca imaginei que fosse tão real”, conta Lenita e seu marido ainda reforçou a gratidão pela oportunidade: “Eu não gostei, eu amei!”.
Em 2013, a Prefeitura Municipal de Itaguara regulamentou a utilização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Ministério de Desenvolvimento Solcial e Combate à Fome, do Governo Federal, para todos os grupos que frequentam o Cras (Grupo das Mulheres, Juventude Avante e Luz e Vida). Para os idosos, o serviço tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
E como este evento, outros serão realizados para atender todos os frequentadores do Cras, ampliando trocas culturais, vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.
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