terça-feira, 4 de novembro de 2014

Secretaria de Desenvolvimento Social organiza viagem cultural em comemoração ao Dia do Idoso


Texto e fotos: Iza Campos

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego levou o Grupo Luz e Vida, do Cras Liberdade, para uma visita a Exposição Recosturando Portinari, na Casa Fiat de Cultura, e na peça teatral “Pedro e o Lobo”, no Sesc Palladium, no dia 10 de outubro.

A Exposição Recosturando Portinari, encheu os olhos de vibração pela sua beleza e delicadeza. Já na entrada da Casa Fiat os integrantes do Grupo Luz e Vida ficaram encantados com o painel Civilização Mineira, de 2,34m X 8,14m, de Cândido Portinari, representando a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte. Muitos ficaram admirando o quadro já satisfeitos com a visita. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo.


Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Fabiana Morais, a experiência de levá-los em um passeio que os remeteu tanto ao passado, com beleza e descontração, foi ímpar: “Durante a exposição foi fácil perceber a sensibilidade dos integrantes do Luz e Vida, eles identificaram com as fragmentações dos quadros e se sentiram envolvidos com a arte”.

Segundo José Morais, o primeiro participante do Grupo Luz e Vida, o passeio foi muito proveitoso, ele que nunca tinha visto uma obra de arte de um pintor famoso, ficou emocionado com a imponência da obra de Portinari. “A visita ao museu foi muito bonita e o grupo aproveitou bastante, como também a peça de teatro, com uma orquestra se apresentando para nós”, contou José.


“No teatro, todos ficaram deslumbrados e entraram na peça e na poesia da música”, acrescentou a Secretária. Acomodados na primeira fileira, o grupo se despediu do passeio no espetáculo de teatro de bonecos Pedro e o Lobo, do Grupo Giramundo, musicado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcos Arakaki.

O casal Dona Lenita e Bené, de 67 e 68 anos, respectivamente, a viagem foi ótima e os proporcionou uma vivência diferente do que estavam acostumados. Ambos frequentadores do Cras, parabenizaram a iniciativa e esperam por mais experiências como esta. “Foi uma maravilha, eu já tinha visto pela televisão esses bonecos, mas assistir ao vivo foi incrível. Nunca imaginei que fosse tão real”, conta Lenita e seu marido ainda reforçou a gratidão pela oportunidade: “Eu não gostei, eu amei!”.



Em 2013, a Prefeitura Municipal de Itaguara regulamentou a utilização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Ministério de Desenvolvimento Solcial e Combate à Fome, do Governo Federal, para todos os grupos que frequentam o Cras (Grupo das Mulheres, Juventude Avante e Luz e Vida).  Para os idosos, o serviço tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

E como este evento, outros serão realizados para atender todos os frequentadores do Cras, ampliando trocas culturais, vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.


Nenhum comentário: