segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Itaguara dá exemplo em políticas ambientais: Projeto Socioambiental, Gincana e ETE


* Matéria e fotografias: Iza Campos

A Prefeitura Municipal de Itaguara está executando o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTS), como parte do Plano de Trabalho para a implantação da  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o intuito de envolver a população itaguarense em ações socioambientais.

Várias ações já foram desempenhadas para a mobilização da comunidade: reuniões comunitárias, palestras de Educação Ambiental e Sanitária para professores e alunos, oficinas ambientais (reciclagem de óleo de cozinha para fazer sabão e produção de vassouras com garrafas PET), além de uma grande gincana com as escolas, que finalizou o projeto. Todas estas atividades foram desenvolvidas para que, a partir delas, haja uma contribuição comunitária para a conservação do meio ambiente.

A educadora ambiental, Monika Tschoepe frisou em suas palestras a importância da ETE para o município, que agora faz parte dos poucos municípios brasileiros que possuem uma Estação de Tratamento com quase 100% do esgoto urbano tratado. As palestras foram oferecidas em todas as escolas de Itaguara, incluindo as rurais.

Segundo Monika, o papel conscientizador das crianças se tornou fundamental para a educação em casa. “Invertemos os papéis, agora são os filhos que são os multiplicadores de informação, eles é que nos educarão, pois estão vivenciando a real situação da escassez de água, por isso é que se faz tão importante o processo de conscientização desde os mais novos”, acrescenta a educadora.

O professor de português da Escola Estadual Padre Gregório, Mateus Esteves, ressalta que passar essa mensagem de conscientização dentro das escolas é a maneira mais eficaz de fazê-la perpetuar. “Formamos pessoas e nada melhor que educá-las, abordando temas de relevância atual, para que elas possam passar conhecimento e consciência para outras”, acrescenta Mateus. A aluna Ana Paula Rabelo, do 7º ano, disse que vai levar para casa o que aprendeu: “Todos sabemos que não podemos gastar água, mas agora entendo que desperdiçava muito sem saber. Como escovar os dentes, que ao deixar a torneira aberta eu utilizava em média dois baldes de água”.

GINCANA

No dia 10 de outubro, foi realizada a 1ª Gincana Ecológica das Escolas Municipais, na quadra coberta da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. As crianças se dividiram em 3 equipes: Ar, Sol e Água. A gincana foi organizada pela EME Engenharia Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação, Departamento de Meio Ambiente e SAAE. E a comissão de jurados foi composta por  Camilo Lélis, Jordane Oliveira, Thimoteo Lima, Nair Vilaça e Júlio César da Silva.

As tarefas da gincana eram: arrecadação de garrafas PET, reaproveitamento de alimentos, confecção de brinquedos e instrumentos, festival de paródias, jardim de pneus, concurso de fotografia, declamação de poemas, prova de dramatização, torcida organizada e prova do certo ou errado. As três equipes desenvolveram as tarefas com muita dedicação.

Foram arrecadadas mais de 8.000 garrafas PETs que foram utilizadas na oficina de vassoura e o restante das garrafas serão  reutilizadas para reciclagem. O concurso de fotografia, cujo tema foi “Belezas de Itaguara”, que deixou a comissão de jurados encantada com a singularidade do olhar das crianças com a natureza.

Ao final, a Equipe Água foi a campeã, com mínima diferença para as demais. O prêmio foi um Baú de Fantoches, com diversos kits, mas de uso compartilhado. A equipe vencedora escolherá os kits de fantoches e o local da primeira visita do baú, depois cada uma das escolas também receberá a visita, claro, acompanhada de muitas estórias.

Para o Secretário Municipal de Educação, Gilmar G. Morais Malta, “houve clara compreensão de que não houve vencedores ou vencidos, todos vivenciaram uma grande brincadeira coletivizada na competência, entrega e disponibilidade. Ganhou a educação.”. Foi uma ‘competição’ em que os vencedores foram todos os alunos que puderam demonstrar o carinho com o meio ambiente.






Nenhum comentário: