segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente


Pequenos cuidados demonstram atenção e respeito com o cidadão

Matéria e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaguara e Secretaria de Infraestrutura:


Manutenções e Drenagens nas estradas vicinais

A Prefeitura de Itaguara trabalha constantemente pela melhoria das estradas rurais. No mês de outubro, foi finalizada uma importante drenagem com manilhas de concreto na estrada do Campo Gentio (conhecida como "João Paulista"). Desde 2009 a Prefeitura tem se preocupado no tratamento preventivo de qualidade das estradas rurais e as drenagens - antes pouco realizadas - passaram a ser feitas constantemente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.  Além desta drenagem realizada mês passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que estão sendo realizadas obras de manutenções preventivas e corretivas nos  410 km² de extensão territorial do município.

Dezenas de mata-burros velhos estão sendo substituídos por novos 
Após celebrar convênio com a Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas (SETOP), a Prefeitura recebeu 28 mata-burros, que já estão sendo instalados gradativamente nos seguintes locais: Limeira, Veludo, Campo Grande, Fagueiros, Engenho Velho e Fangueiros. Além deles, a Prefeitura está realizando manutenções em mata-burros localizados em diversas comunidades rurais.

Na área de patrolamento, foi colocado cascalho nos pontos críticos das estradas vicinais. A Prefeitura vem se preocupando em minimizar erosões nas estradas vicinais, melhorando a acessibilidade dos usuários e reduzindo desconforto de quem as utiliza. "Trata-se de um trabalho feito com muita responsabilidade, que vem dando certo", informa o coordenador Geraldo.

Manutenção de pontes: prevenção ao período chuvoso
A Secretaria de Infraestrutura informou que estão previstas a construção de uma nova rede de drenagem para as estradas de Pará dos Vilelas, Mato Dentro e Mata Porco. "Estas obras de drenagem vão contribuir para a melhoria do escoamento da produção agropecuária, facilitar o acesso da população aos serviços de educação e saúde, estimulando assim o desenvolvimento da agricultura familiar além de proporcionar segurança a todos que trafegam pelas regiões citadas", explica o secretário Gustavo Miranda.

Segundo Miranda, as obras estão de acordo com os anseios da população itaguarense. "Procuramos estabelecer metas e critérios, buscando assim atender e resolver os problemas e necessidades. Vamos assim, dando um passo de cada vez, para irmos ao encontro de uma qualidade cada vez melhor para os nossos cidadãos”, salienta.

Ampliação do Galpão da Secretaria de Obras

A sede da Secretaria também recebeu investimentos importantes. Foi feita uma contenção de talude do barranco que fica nos fundos do Galpão desta Secretaria com o objetivo de conter os deslizamentos de terra e ampliar o espaço para o armazenamento de máquinas, equipamentos e veículos pesados da Prefeitura. Foram gastos aproximadamente 1.200 pneus de descarte, recolhidos nas borracharias do município e também nas cidades vizinhas.


Instalação de Corrimões nos espaços públicos

Pensando na acessibilidade da melhor idade, a Prefeitura instalou corrimões nas escadas que da Praça da Raimundo de Morais Lara e, pensando na segurança das crianças, também foram instalados na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. "Para muitas pessoas, essas são ações pequenas e sem muita importância, mas equivocam-se porque o Poder Público precisa demostrar cuidado e atenção também nas pequenas coisas. Quem passa pela praça e utiliza o corrimão sabe muito bem disso. Nossa administração está sempre com foco nas pequenas coisas, além das grandes obras e grandes investimentos", diz o prefeito Diego.

Calçamento na Rua Geraldo Siqueira

A Prefeitura deu início à pavimentação poliédrica na Rua Geraldo Siqueira, no bairro dos Coelhos. Esta obra está sendo realizada com recursos da Administração Municipal. É uma iniciativa para dar melhor qualidade de vida aos Itaguarenses.

O Supervisor de Obras, Renaldo Afonso de Moura, vistoriou o início das obras de calçamento da rua que tem 280 metros² de extensão, beneficiando sete famílias, toda a rede de água e esgoto já foi instalada. As máquinas da Secretaria de Infraestrutura já concluíram os serviços de terraplanagem, para que possa dar início o assentamento das pedras calçadinhas (foto a seguir)


Nenhum comentário: