segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Itaguara entre as 65 melhores cidades de Minas, no quesito Gestão Fiscal

A Prefeitura de Itaguara figura entre as 65 melhores do estado entre 853 municípios e está em 632º lugar entre mais de cinco mil prefeituras avaliadas. 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou, em meados de 2015,  o relatório de desempenho dos municípios brasileiros(Índice Firjan de Gestão Fiscal - IFGF). Os dados revelaram que Itaguara está classificada como boa gestão fiscal. O município obteve a 65º colocação em Minas Gerais e a 632º colocação no ranking nacional, com o conceitos Anos indicadores: Custo da Dívida, Liquidez e Investimentos.

Itaguara saltou da posição 258 no ano de 2008 para a posição 65 no ano de 2013. Um salto de 193 posições no ranking mineiro. No Brasil, o salto foi ainda maior. Em 2008, o município figurava na posição 1798 e agora está em 632, um salto considerável de 1166 posições.

Alisson Diego: O equilíbrio fiscal sempre foi um eixo fundamental
de nossa gestão, desde 2009.

O prefeito Diego comemorou o resultado: "Estamos entre os 10% melhores municípios, isso é muito importante, essencialmente, porque nossa arrecadação é baixa, o que significa que o recurso público que é aplicado aqui passa por importantes princípios de governança, marcas de nossa gestão". Ainda de acordo com o prefeito, o desafio de Itaguara é depender cada vez menos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "Já estamos caminhando neste sentido, o distrito industrial Pedro Dias da Silva é um sinal importante e as empresas que estão se instalando ali, juntamente com as empresas já itaguarenses em atividade, muito contribuirão para que o município gere mais receita própria e dependa cada vez menos das transferências constitucionais. Espero que as próximas administrações municipais também sigam por esse caminho", destaca Diego.

Com dados oficiais de 2013 - últimos disponíveis – a 3ª edição do IFGF avaliou a situação fiscal de 5.243 municípios brasileiros e cerca de 853 do estado de Minas Gerais. Apenas as cidades que não apresentaram as informações ou estavam com dados inconsistentes não foram avaliadas. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos.

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto maior a pontuação, melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6 e 0,8 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4 e 0,6 ponto) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto). “O equilíbrio fiscal, por meio de um olhar analítico e sistemático sobre o orçamento municipal, sempre foi um eixo fundamental de nossa gestão. O índice é um dado importante e agora o município precisa trabalhar para alcançar conceito A em tudo. O IFGF revela ainda que 796 cidades brasileiras descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o teto de 60% para as despesas com o funcionalismo público.

Veja abaixo quadro comparativo de Itaguara ao longo dos anos:

Em 2008, Itaguara estava na posição 258 em MG

Em 2013, Itaguara está entre as 65 Prefeituras de MG.


Nenhum comentário: