segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O primeiro prefeito de Itaguara: João da Costa Guimarães

Revisitando os arquivos do Museu Sagarana e informações da família do primeiro prefeito itaguarense, compartilhamos aqui a história de João da Costa Guimarães:

* Texto: Museu Sagarana e Clênio Guimarães



João da Costa Guimarães nasceu em 27/07/1879, três anos após a fundação da Escola de Minas de Ouro Preto (1876) pelo jovem cientista francês Henri Gorceix (26), a convite do Imperador Dom Pedro II. Guimarães nasceu 18 anos antes da construção de Belo Horizonte, cuja inauguração ocorreu em 12 de dezembro de 1897. 

Estudou no Caraça, um importante colégio fundado por padres missionários há mais de 240 anos, próximo a atual cidade de Barão de Cocais - MG. Mudou-se em seguida para o atual Colégio Dom Bosco no Distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto. Este colégio está localizado no antigo Quartel do Regimento de Cavalaria Regular da Colônia, corporação esta que o Tiradentes fazia parte na época da Inconfidência Mineira (1780 / 1792). 

Finalmente, ele foi para Ouro Preto, Capital de Minas Gerais, há mais um século, cursar a já reconhecida Escola de Farmácia. Esta escola foi fundada em 4 de Abril de 1839, hoje com 176 anos de existência. Formou-se como farmacêutico em 05 de dezembro de 1903, com 24 anos de idade, (veja foto do quadro de formatura em anexo), ao lado de outros 25 colegas, quando o Brasil tinha apenas 18 milhões de habitantes e 1.120 municípios. 

Naquele ano, no Brasil graduaram-se menos de 300 profissionais de nível universitário somando as especializações: Farmácia, Engenharia e Medicina, portanto era uma façanha enorme concluir uma faculdade naquela época. Havia no Brasil apenas quatro Escolas de Farmácia: Salvador, Rio de Janeiro, Ouro Preto e São Paulo, inaugurada há 5 anos. Somente para termos uma ideia de temporalidade, o nosso querido escritor João Guimarães Rosa ( nascido em 27/06/1908) formou-se por volta de 1930, ou seja 27 anos depois, quando já existiam faculdades em Belo Horizonte, a nova capital mineira. 

Uma viagem de Itaguara a capital do estado, Ouro Preto, a cavalo, porque não havia carro, e a logística de trem era muito complexa naquele momento, durava 3 dias aproximadamente. O ramal de trem de BH foi inaugurado em 1895 para atender as obras da nova cidade e o de Ouro Preto, então capital de Minas Gerais, em 1888, ramal este vindo do Rio de janeiro. 

Depois de formado, ele retornou-se para Itaguara, onde exerceu os trabalhos de farmacêutico. Em 1936 era dono da Farmácia Santa Luzia, entretanto antes já fora proprietário da Farmácia Conceição. 

Casou-se aos 26 anos com Maria Rodrigues de Oliveira (25) em 09/09/1905, muito provavelmente indo morar na mesma casa da farmácia. 

Posteriormente mudou-se para casa da atual Av Dr Antônio Geraldo de Oliveira, número 282 ( ver foto anexa), onde deveria ser uma região nova da cidade naquele momento e permaneceu com poucas casas até início da década de 1950, quando foi construída a primeira marcenaria da cidade naquelas proximidades. Naquela região passava também uma estrada que dava acesso a Butua, cujas marcas remanescentes ainda podem ser vistas nos quintais das casas. 

Em 1943, ele participou da Comissão de Emancipação Política de Itaguara, que então pertencia à Comarca de Itaúna, e outrora já pertencera a de Bonfim. No dia 01/01/1944, tomou posse como primeiro prefeito de nossa cidade exercendo este cargo por 3,5 anos até meados de 1947, vindo a falecer em 1950, com 71 anos de idade. O casal não teve filhos. 

A casa que pertenceu ao primeiro prefeito ainda está em boas condições e praticamente sem alterações arquitetônicas (veja a foto abaixo).



Pessoas que vivenciaram aquela época ( antes de 1950), lembram que havia pinturas de flores, paisagens e outros motivos nas paredes das salas, que possivelmente ainda podem estar recobertas por camadas de pinturas mais recentes. A construção desta casa deve-se datar da década de trinta e tem um estilo bem diferente do colonial que predominou no início do século 20 e nos séculos anteriores nas zonas rurais e urbanas de Minas Gerais. 


Nenhum comentário: