quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PRONATEC Itaguara

O PRONATEC, Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em parceria com o IFMG
(Instituto Federal de Ensino Tecnológico) formará, em breve, as primeiras turmas em Itaguara. 

Em Itaguara, existem atualmente três cursos em andamento: auxiliar de contabilidade, auxiliar administrativo e agricultura familiar.


O programa tem sido um dos principais cartões postais do Governo Federal e objetiva essencialmente expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. 

O início das conversações para a implantação dos cursos técnicos em Itaguara foi capitaneada pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes que, inclusive, organizou, em março deste ano, um Seminário Regional sobre o PRONATEC.

A partir daí, foi nomeada uma coordenadora municipal para gerenciar o programa, Daniela Martins que, em sintonia com o IFMG e a Prefeitura de Itaguara, tem organizado os cursos.


Segundo o prefeito Alisson Diego, o PRONATEC é uma importante oportunidade para os jovens e adultos itaguarenses que querem buscar mais conhecimento e se qualificarem. "É um programa importante para um país que precisa de mão de obra qualificada. Em Itaguara também falta mão de obra e oferecer esta oportunidade é essencial", argumenta o prefeito. Além disso, Diego ressalta que os cursos agregam valor e são importante não apenas para quem quer um emprego. "Há pessoas que querem conhecer novas áreas, investir em novos conhecimentos e para isso o PRONATEC também é muito bom", disse.


O objetivo da Prefeitura de Itaguara é expandir a oferta de novos cursos no ano que vem. Devem ser implantados no município pelo menos mais cinco cursos técnicos. A Secretaria Municipal de Educação já começou uma pesquisa de demanda para definir os cursos.
Abaixo, algumas fotos dos cursos em andamento:







Nenhum comentário: