quinta-feira, 11 de julho de 2013

XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O prefeito Alisson Diego participou, pelo quinto ano consecutivo, da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, contando com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

Na carta de convocação da Marcha, o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski destacou:  "Estamos inseridos em um complexo sistema, por meio do qual, em decorrência do desequilíbrio das relações federativas, o país está sendo levado ao estrangulamento das políticas públicas. Ao mesmo tempo em que se aumentam as demandas da população e se repassam para os Municípios as competências para atendê-las, os recursos continuam concentrados na esfera federal. Apesar de a situação não ser recente, ela tem se agravado com o passar do tempo. O Município tem tentado cumprir com sua responsabilidade de atender às demandas do cidadão. No entanto, assim como é nosso o enorme sacrifício de vencer dificuldades e apresentar soluções, é nosso também o dever de alertar toda a sociedade sobre as consequências causadas pela adoção deste sistema federativo desigual e injusto".
Mais de 4 mil prefeitos presentes. Foto: Ascom CNM
Diego acredita que o encontro é uma das melhores oportunidades de se discutir o Municipalismo e a Federação. "Todos sabemos a situação complexa dos municípios brasileiros, sobretudo os pequenos e médios. Para cobrar e, sobretudo, para refletir o municipalismo é fundamental reunir os prefeitos na capital federal, centro das discussões federativas"

A XVI Marcha teve programação variada e a saúde foi um dos temas mais discutidos. Os ministros Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante explanaram sobre o recém lançado programa "Mais Médicos". Houve relatos de prefeitos de que há médicos especialistas recebendo até 70 mil reais do poder público. "Recebem de diversas prefeituras e não conseguem cumprir os horários. A situação é complicada", relatou um prefeito da região norte.

A presidenta Dilma também esteve presente no evento e fez importantes anuncios para os prefeitos brasileiro, destacando-se o aumento do PAB e duas parcelas do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), a primeira em agosto deste ano e a segunda em abril de 2014 (Itaguara deverá receber cerca de 300 mil reais, na soma das duas parcelas).


O prefeito itaguarense evidenciou que o saldo da XVI Marcha é positivo: "Mais uma vez voltamos de Brasília com uma agenda positiva definida e algumas conquistas efetivas. Entretanto, é preciso fundamental que tenhamos uma agenda municipalista permanente. O debate sobre a Federação não se encerra aqui, ao contrário, precisamos lutar diuturnamente por um federalismo cada vez mais efetivo em nosso país".

Clique nos links e leia, na íntegra a Carta da XVI Marcha e a Nota da CNM sobre os anúncios do Governo Federal.

Nenhum comentário: