sábado, 20 de julho de 2013

Unidade Móvel de Mamografia Realiza Centenas de Exames em Itaguara


 A Unidade Móvel de Mamografia, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG),  realizou de 08 a 19 de julho cerca de 300 mamografias em Itaguara. A paciente Aparecida Gonçalves da Silva Andrade ficou feliz em ter realizado o exame na própria cidade: "A gente fica agradecida de ter feito o exame aqui mesmo em Itaguara, porque é muito difícil a gente precisar sair para outra cidade para fazer o exame. Foi bom demais, fui muito bem atendida e estou satisfeita", disse.


Para o Secretário Municipal de Saúde, Edvard Mamede, o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama do Estado é importante por atender às demandas locais e privilegiar o conforto das pacientes.  “Itaguara ficou muito feliz com esta ação. Gostamos muito e o resultado foi satisfatório", disse o secretário.

Resultado

A Agilidade na entrega dos exames também é outra característica do Programa.  O resultado fica pronto logo que mulher termina o exame, ele é encaminhado para um médico para fazer o laudo. Pronto, é enviado para o município no prazo de 5 a 07 dias.


O resultado do exame é classificado em azul, verde, laranja e vermelho. O azul, é considerado exame normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos.

Se recebe o diagnóstico é de cor amarela, o exame é considerado alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em 6 meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.

Caso venha na cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma  ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista.

Já o de cor vermelha é considerado caso grave  e a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.

Como agendar o exame

Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet por meio da página facebook.com/saudemg.

Nenhum comentário: