domingo, 14 de julho de 2013

XIII Festival de Inverno

Oficialmente, a décima terceira edição do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara começou ontem com a apresentação de diversas peças teatrais sob a coordenação do Grupo Teatro Invertido. Nos próximos dias, haverá uma série de atividades culturais em Itaguara. O prefeito Alisson Diego escreveu sobre esta edição do Festival.

XIII Festival: A Peculiaridade Universal do Ser Mineiro


Uma das frases mais célebres quando se fala de mineiridade é do nosso quase conterrâneo, João Guimarães Rosa, que, sabiamente, poetizou antropologia em Ave Palavra: "Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas (.) Porém, são poucos aqueles que conhecem as mil faces das Geraes...". Pode-se afirmar que boa parte da genialidade de Rosa veio da inspiração na diversidade de Minas; e foram estas peculiaridades que o escritor traduziu em universalidades. É exatamente esse mesmo espírito da diversidade, tão característica do “ser mineiro”, que motiva a décima terceira edição de nosso Festival de Inverno e Gastronomia.

Nos últimos anos, o Festival consolidou-se, definitivamente, como um dos mais importantes eventos culturais da região e já está no calendário dos Festivais de Inverno do estado. Isso enche Itaguara de satisfação! Não pela exposição midiática, mas porque a cultura passa a ser cada vez mais tangível a cada cidadão.

Em verdade, o que fazemos ao realizar o Festival é garantir a cada itaguarense o legítimo direito à cultura, preconizado sapientemente na Constituição Federal, em seu artigo 215. Possibilitar o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura é um inexorável dever do Poder Público. Por isso o tema “ser mineiro” é tão importante, uma vez que significa o resgate daquilo que nos é mais caro: as nossas origens, as raízes que nos fazem o que somos, a nossa cultura.


As mas diversas manifestações culturais estarão representadas neste XIII Festival de Inverno, numa harmonia perfeita entre tradição e modernidade. Veremos que a tradição é fundamental para a o que nominamos "mineiridade", mas veremos também que a mineiridade se constrói a cada dia e o mineiro é um grande artista da vida em permanente construção, equilibrando história e vanguarda – e assim, vai cumprindo a vida.

Pois bem, para que isso não vire um simulacro de pseudo-ensaio antropológico, vou encerrar desejando a todos um excelente Festival! Aproveite a festa, visite o Museu Sagarana, caminhe pela cidade e sinta a mineiridade no olhar de cada pessoa. 

Alisson Diego Batista Moraes

Prefeito de Itaguara

P.S: De um dos escritores que melhor representa a mineiridade nos dias atuais, o mineiríssimo e universal Frei Betto: “Minas é saborosamente mágica. Ave, Minas! Batizada Gerais, és uma terra muito singular.”
 - Leia o Texto Integral "Ser Mineiro" no site do oficial do Frei Betto -> Ser Mineiro, por Frei Betto.

Um comentário:

Leonardo Koury disse...

Tomei a liberdade de publicar as informações e reflexões do festival de inverno no Letras & Lutas do MAISPT...