terça-feira, 17 de novembro de 2009

Itaguara Terá Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)


O prefeito itaguarense Alisson Diego Batista Moraes assinou nesta terça-feira (17) convênio com o Governo do Estado para a criação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Itaguara.

O recurso do convênio poderá ser utilizado para implantação, reforma ou compra de equipamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Itaguara ainda não tinha CRAS e a sua criação será um passo fundamental para o fortalecimento da política de desenvolvimento social em nosso município”, ressalta o prefeito.

O vice-governador, Anastasia, disse em seu pronunciamento que a política pública social se tornou muito relevante no Brasil nos últimos anos “Estamos aqui alocando recursos importantes para a construção dos Cras, o que será muito importante para fortalecer a nossa parceria com os municípios”, afirmou o vice-governador.

Anastasia ainda lembrou as dificuldades que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) teve em receber atenção dos governos como um todo e da sociedade na época de sua criação, no início dos anos 90. “Felizmente esse passado foi substituído por uma ação coordenada das esferas de Governo”, completou.

CRAS

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) atendem famílias em vulnerabilidade social que são encaminhadas à rede de proteção do município como creches, escolas, postos de saúde e centros de convivência de idosos. O atendimento no Cras é feito por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos capacitados por técnicos.

Atualmente, são 812 centros em 644 municípios tendo cofinanciamento das três esferas de Governo. As ações do programa acontecem de forma articulada entre municípios, Estado e União.

Nenhum comentário: