segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Prefeitos da região participam de coletiva de imprensa sobre o carnaval 2015

Matéria e fotos: jornalista Christian Mascarenhas

Diego em entrevista para a Rádio Itatiaia 
Prefeito Diego, da cidade de Itaguara, propõe fórum de ações a respeito do uso racional de água e é destaque em coletiva de imprensa

Sugestão foi dada pelo gestor para que as ações possam “sair do papel” e serem efetivadas

O Prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista, marcou presença, na manhã do último dia 30, na coletiva de imprensa realizada por cinco cidades do Centro-Oeste Mineiro que oficializaram o cancelamento direto da participação pública na organização das festividades em comemoração ao Carnaval 2015. Juntamente com os prefeitos das cidades de Carmo da Mata, Cláudio, Passa Tempo, São Francisco de Paula e mais o chefe de gabinete da cidade de Oliveira, Diego debateu assuntos de extrema importância para a sociedade e para os rumos da administração pública, como a crise hídrica enfrentada pelos municípios brasileiros.

Mesmo não fazendo parte da região Centro-Oeste, mas pelos mesmos motivos que levaram algumas cidades a cancelarem as festividades, Itaguara também aderiu ao cancelamento das comemorações, levando em conta, principalmente, a escassez de água que também assola a região Metropolitana de Belo Horizonte, da qual faz parte. Assim, o prefeito Diego comentou sobre os problemas enfrentados pelo Estado de Minas Gerais e suas ações para colaborar com a economia no uso do recurso natural. “É preocupante a situação de todo o Estado em relação à escassez de água. É a mais grave crise hídrica da história. Temos que nos mobilizar e traçar metas para fomentar cada vez mais a economia deste recurso para evitar problemas maiores”, comentou durante a coletiva. O prefeito também esteve presente, anteriormente, na reunião realizada com o Governo do Estado e mais 33 outros gestores, onde falou sobre planos de economia do recurso e indicou ações a serem executadas pelas prefeituras.
A participação do prefeito Diego na coletiva das cidades do Centro-Oeste enfatizou também o apoio do município de Itaguara na decisão das referidas prefeituras, colaborando com ideias e ações em prol da preservação da água e melhoramentos para captação e tratamento da mesma. “Não é necessário somente o cancelamento de eventos que podem colocar em risco o abastecimento de água. Temos que nos unir e realizar ações que possam conscientizar sobre o uso racional do recurso e tomar medidas concretas para que isso aconteça efetivamente”, disse.

Proposta

Mostrando bastante preocupação com o tema principal do debate – a água –, Diego propôs, para as cidades participantes, que fosse criado um fórum para discussão e planejamento de ações que visem, de fato, o fomento da economia, preservação, captação e, até mesmo, da ampliação no tratamento da água. A ideia, prontamente acatada pelos gestores presentes, será colocada em prática em breve, depois que a Prefeitura de Cláudio se colocou à disposição para ser a anfitriã de um novo encontro entre os presentes e outras cidades a serem convidadas. “Acho de extrema importância que se crie um fórum para discutirmos ações efetivas para que possamos, juntos, minimizar os impactos que este problema está causando para nossos municípios e evitar que, futuramente, não tenhamos que conviver com situações semelhantes às enfrentadas atualmente e possamos também dar tranquilidade aos nossos conterrâneos”, explicou Diego.

Além do que foi proposto por Diego na coletiva, à frente da Prefeitura de Itaguara o gestor já realiza obras que visam melhoramentos em relação ao tratamento do recurso em sua cidade. O SAAE do município está implantando uma nova Estação de Tratamento de Água, que ampliará de 15 para 40 litros por segundo de água tratada. A nova estação, que será pré-fabricada em fibra de vidro custará cerca de R$ 1 milhão, com recursos próprios do SAAE e deverá ser inaugurada em breve.
Um poço artesiano também foi concluído, na primeira semana de fevereiro, o que resolverá a situação emergencial e garantirá abastecimento normal de água para os moradores de Itaguara.


Nenhum comentário: