terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Agentes de saúde tomam posse e participam de capacitação

Matéria e fotos: ASCOM PMI


A Secretaria de Saúde iniciou no dia 2 de fevereiro, na Câmara Municipal, a Semana de Capacitação dos novos agentes comunitários de saúde que foram nomeados, após a realização de um processo seletivo, realizado no mês de novembro de 2014.

A capacitação é um instrumento que certifica e habilita o profissional para atuar em sua área, desenvolvendo técnicas para que seja realizado um atendimento qualificado para a comunidade.

No total, 31 agentes estão sendo capacitados para trabalhar com as 5 equipes de ESF’s. Para a agente Vanuza Verônica, que já atuava na comunidade rural, este encontro é de extrema valia pois esclarece diversas dúvidas que o trabalho exige. “Comecei a trabalhar em setembro do ano passado e a capacitação está sendo muito importante para desempenhar o cargo, já que atendemos casos muito distintos”, disse Verônica.

Segundo o Coordenador de Atenção Primária, Everton Silva, o objetivo da capacitação é de orientar sobre o processo de trabalho, a metodologia utilizada para atender melhor a comunidade: “Atendendo todos os princípios da atenção primária, a finalidade é de fortalecer o atendimento. Trabalhamos a legislação do SUS, a saúde da criança, mulher, adulto, idoso, saúde bucal e noções de primeiros socorros.”.

Valéria Rodrigues irá atuar no ESF Wandir de Moraes Silva, no Bairro dos Dias, e está muito determinada em colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a Capacitação: “Essa será uma semana de muito aprendizado”.

Nenhum comentário: