terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Artigo do Diretor do SAAE: Falta de chuvas preocupam

Tivemos um dos meses de janeiro menos chuvosos dos últimos anos. Isso reflete necessariamente nos reservatórios de água da cidade. O diretor do SAAE, Thimóteo Lima, escreveu um artigo sobre o assunto:

Falta de chuvas no início de 2014 preocupa do SAAE Itaguara (31/01/2014)* 

A falta de chuvas nos dois últimos meses e a possibilidade de estiagem também nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano tem preocupado o SAAE Itaguara.

A falta de chuva, aliada ao excesso de consumo causado pelas altas temperaturas deste verão, preocupa a equipe do SAAE, os níveis das barragens de captação de água operadas pela Autarquia Municipal reduziram significativamente neste período de estiagem, o que ocasionou a redução da vazão de água captada por gravidade e o aumento do tempo de bombeamento da nova alternativa de captação instalada pelo SAAE em meados do ano passado.

O problema da falta de chuvas e redução da disponibilidade de água nos mananciais é agravado pela falta de consciência ambiental de boa parte da população. Analisando os histogramas dos consumos aferidos pelo SAAE no mês de janeiro de 2013 e 2014, encontramos um aumento de 4.376 m³, ou seja, 4.376.000 litros (mais de quatro milhões de litros), o que representa um aumento de consumo de 9% em relação ao ano anterior.

Em visita ao manancial de captação do Mato Dentro, localizado acima da Cachoeira do “Eldorado”, no dia 16 de janeiro acompanhado do Gerente Técnico José Francisco de Moura encontramos o nível da barragem de captação muito baixo. Como mostra a imagem abaixo apenas uma pequena quantidade de água passava pela comporta e seguia pelo curso d’água. 



Em visita a uma parte a jusante da captação, na mesma data, foi possível perceber que a bacia hidrográfica do manancial de captação encontra-se bastante comprometida pelas atividades humanas, criação de gado e plantações. Mesmo com a disponibilização pelo SAAE de estacas de eucalipto e arame, muitos proprietários não preservam as Áreas de Preservação Permanente – APPs,  no entorno das nascentes e a uma faixa de 30 metros dos cursos d’água.

Os afluentes a montante da barragem de captação de Mato Dentro, encontram-se bastante degradados pelo pisoteio de animais, lagoas que impedem a continuidade da água em seu
curso natural após as nascentes e em alguns casos as pastagens implantadas pelos proprietários chagam quase a encobri-las, reduzindo o afloramento de água no local (fotos abaixo - Imagens da degradação da bacia hidrográfica, propriedades localizadas acima da captação de água do Mato Dentro, na lagoa não havia água saindo pelo “ladrão” de extravasamento):



No dia seguinte 17 de janeiro, após pancadas de chuva na noite do dia 16, voltamos à barragem de captação e encontramos uma situação bastante diferente, pois apenas com as chuvas da noite anterior o nível de água havia aumentado como mostra a imagem abaixo.




Infelizmente, a chuva não teve continuidade e o nível de água na barragem abaixou novamente. A situação da dificuldade de abastecimento não ocorre apenas em Itaguara e sim em muitos municípios em nossa região.  Um exemplo próximo de nós  é o município de Oliveira MG,  onde houve racionamento de água tratada em alguns dias  e devido ao  excesso de consumo, o desperdício e a redução da vazão de captação o município tem enfrentado dificuldades para  abastecimento de toda a cidade, conforme postagem do SAAE em sua página na rede social facebook.com. (imagens abaixo).


Felizmente em Itaguara ainda não corremos o risco, de desabastecimento ou racionamento, uma vez que a nova captação implantada no ano passado - (captação bombeada da ponte da Cascalheira) - aumentou a vazão de captação e tratamento, o que está afastando a possibilidade de desabastecimento. Mesmo com esta realidade é importante que a população de Itaguara utilize água com consciência, evitando desperdícios como varrer o passeio com a água da mangueira, lavar veículos deixando a água correr pela sarjeta, jogar água na porta de casa ou irrigar as plantas durante os horários de maior intensidade do sol, etc.

Estamos contando com o apoio e colaboração da população para que possamos garantir o abastecimento sem a necessidade da implantação do racionamento que vem ocorrendo nos municípios vizinhos. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que todo cidadão faça a sua.
ÁGUA, SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR!

* Thimóteo César Lima, diretor do SAAE Itaguara.

Nenhum comentário: