quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desassoreamento do Ribeirão Conquista


"Uma obra importante, sem muitas repercussões, mas com uma finalidade sócio-ambiental extremamente considerável", assim o prefeito avalia o maior desassoreamento da história de Itaguara.

Nos últimos anos, devido ao processo contínuo de assoreamento do Ribeirão Conquista, as enchentes tem sido constantes em Itaguara. Com essa preocupação, desde o início do mandato 2009-2012, buscou-se licenciamento ambiental e autorização judicial (as margens do Ribeirão Conquista estão sub-judice, devido a uma Ação Civil Pública movida em 2003 contra a Prefeitura), o que foi conseguido agora. A última ação de limpeza e desassoreamento do Ribeirão foi feita há cerca de 20 anos e com uma estrutura bem menor do que será executada agora.

A operação de desassoreamento inicia-se na próxima segunda-feira, terá um custo total de cerca de 60 mil reais ao município e será executada pela RuralMinas e por sete caminhões contratados exclusivamente para essa finalidade. Os beneficiados diretos serão os moradores próximos ao Ribeirão Conquista e, claro, o meio ambiente.

Acima, foto da escavadeira que fará a operação.

Nenhum comentário: