sábado, 17 de março de 2007

Analisando Itaguara: História e Desafios

(Artigo publicado no Jornal Voz das Gerais em março de 2007)

Itaguara, ah Itaguara! Nossa cidade, que admiramos tanto! ITA GUARA: pedra do lobo, pedra lascada. Terra de um povo humilde, modesto, corajoso, religioso, receptivo – povo mineiro por excelência.

Como todos sabem (segundo a historiografia oficial) ,a região da nossa Itaguara era habitada pelos índios Cataguases, que foram mortos brutalmente pelo bandeirante Lourenço Castanho Taques, em meados do longínquo século XVII. Dos índios restaram histórias, e da ação exterminadora do bandeirante surgiu um dos primeiros arraiais do estado de Minas Gerais.

Antes de ser elevado a município em 1943, muita água passou pelo Ribeirão Conquista. Passamos de arraial a distrito, pertencemos a outras cidades, enfim... Temos história para contar!

E hoje, como está nossa Itaguara? Dados estatísticos mostram que em 1960 a população de nossa cidade era cerca de 8 mil habitantes. Atualmente, nossa população é de pouco mais de 11 mil. Ou seja, um crescimento populacional pequeno em quase 50 anos.

Já a economia mudou, com o mundo moderno. Hoje, o comércio e os serviços representam a maior parte do nosso PIB, seguido pela indústria e pela agropecuária. O acesso a um dos maiores mercados consumidores do Sudeste também é um fator a ser considerado nos dias atuais.

Analisando a nossa história e a nossa vocação econômica, percebe-se que as ações públicas precisam ser canalizadas para o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo – sobretudo na zona rural. A agropecuária é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade.

Outro eixo importante é a indústria e o comércio. Eles precisam de uma integração maior, de forma a sentir os benefícios de nossa privilegiada localização econômico-geográfica. Precisamos conceber que a BR-381 é mais que uma estrada, é também uma importante oportunidade para o progresso de nossa cidade. A atividade turística também precisa ser desenvolvida como fator de geração de emprego e renda, sustentabilidade ambiental e cultural.

Enfim, são muitos os desafios. Mas eles estão aí para serem enfrentados com coragem e determinação. Eu confio em Itaguara!

Alisson Diego

Um comentário:

Flora Maria disse...

Oi, Alisson;
Estou tentando descobrir informações sobre os "temíveis índios cataguazes", mas infelizmente não encontro nada. Gostaria de saber seus costumes, seu artesanato,quando foram extintos, se sobrou algum...
Moro em São Lourenço - MG, e essa tribo tambem vivia por aqui. V. tem mais informações ?