segunda-feira, 4 de maio de 2015

I Festa dos Trabalhadores superou expectativas

* Ascom PMI

Festa em homenagem aos trabalhadores itaguarenses  agradou a população com programação diversificada

Na última sexta-feira, 1º de maio, foi comemorado o Dia do Trabalhador. Para homenagear aqueles que muitas vezes estão de pé antes mesmo de o sol nascer, pegam no pesado, seja na zona rural ou no comércio da cidade, e colaboram de formas diferentes com a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento de Itaguara e região, a Prefeitura realizou a primeira edição da Festa dos Trabalhadores. O evento aconteceu na Praça da Matriz, nos dias 1º e 2 de maio, e contou com corrida rústica, shows e uma apresentação especial para as crianças.

José Aparecido Rodrigues tem 71 anos e ficou praticamente o dia todo na praça na sexta-feira. “Eu trabalho pra mim mesmo, lá na roça. Planto de tudo. Estou aqui desde cedo, vim até a cidade dar uma volta, vi o movimento e acabei ficando. É bom pra jogar conversa fora, ver gente diferente. Fora o trabalho que é sempre muito, na roça é bem mais sossegado e sair um pouco de lá distrai a cabeça”, comentou o senhor José.

Assim como José, vários outros moradores e visitantes da cidade foram prestigiar a Festa dos Trabalhadores da PMI. De acordo com o secretário de cultura e turismo, Camilo Lélis, o evento superou as expectativas. “Conseguimos trazer um show direcionado ao público infantil que, de certa forma, agradou a toda a família. As demais atrações contemplaram a diversidade e quem quis curtir o feriado e o fim de semana, teve opções para isso. Como foi a primeira edição, alguns pontos precisam ser aprimorados e vamos trabalhar para que isso aconteça. Mas, no geral, a resposta da comunidade ao evento foi muito positiva e estamos satisfeitos”, completa o secretário.

CORRIDA RÚSTICA DOS TRABALHADORES

As atividades começaram na manhã de sexta-feira, às 10h, quando foi dada a largada para a Corrida Rústica dos Trabalhadores, organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Divididos nas categorias masculino, feminino e infantil, os corredores partiram da cachoeira Pataca e seguiram em direção à Praça da Matriz em um percurso de aproximadamente 4km.

Poucos minutos depois do início da prova, os primeiros colocados começaram a chegar. Célia Nogueira da Silva, 36 anos, nunca tinha participado de uma corrida em Itaguara e conquistou o lugar mais alto do pódio logo de primeira. Moradora da cidade vizinha, Itatiaiuçu, Célia acordou cedo em pleno feriado para se dedicar a esse esporte que, segundo ela, pratica só por diversão, mas não pretende mais parar. Ela corre há apenas cinco meses e foi acompanhada por um grupo de amigos que está na corrida há bastante tempo.

APRESENTAÇÃO ESPECIAL PARA A CRIANÇADA

Professora há 25 anos, Maria Elena Assunção Oliveira é mãe do Miguel, de oito anos. Ela chegou à Praça da Matriz por volta das 17h para o show do grupo Super Fantástico, banda especializada em apresentações infantis encantadoras e cheias de diversão. Maria Elena disse que achou tudo muito bom, incluindo a caracterização dos integrantes, mas o que ela e seu filho mais gostaram foi o repertório, que contou com músicas do Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Patati Patatá e Galinha Pintadinha.

Para divertir ainda mais a criançada, a equipe da Super Fantástico organizou brincadeiras para os pequenos e chamou todo mundo para pular corda e participar da corrida com balão, entre outras atividades. Pela página da PMI no Facebook, Sirlene Ramos deu seu depoimento sobre o show: “Parabéns por esse trabalho importante de resgatar o que realmente é música para as nossas crianças ouvirem, dançarem e se divertirem com o que é saudável para essa idade tão pura e inocente. Fui lá prestigiar e gostei muito de ver as crianças se divertindo. Obrigada e, mais uma vez, parabéns”.

SHOWS

A Festa dos Trabalhadores também contou com show de Joãozito e A PARCERIA, na sexta-feira, às 21h. Com um repertório que reúne o melhor do samba de todos os tempos, incluindo clássicos de artistas de diferentes gerações, o grupo fez uma apresentação incrível que colocou o público pra sambar até tarde. No sábado já não era mais o Dia do Trabalhador, mas a festa continuou com a banda de baile Ponto G, às 22h, que encontrou a Praça da Matriz lotada e animada para curtir mais de duas horas de show, sem intervalos.

Nenhum comentário: