terça-feira, 12 de maio de 2015

ETE chega na reta final

* Ascom PMI



A preocupação com o destino que é dado à água utilizada pela população das cidades, sejam elas de grande ou pequeno porte, ultrapassa questões ambientais, que por si só já são de extrema importância. Ela engloba também áreas como saúde e educação e é reflexo de uma gestão moderna e consciente. Nesse sentido, uma obra revolucionária e fundamental para o nosso município segue avançando e, em alguns meses, será finalizada. Estamos falando da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que vai fazer de Itaguara uma das primeiras cidades do país a ter praticamente 100% do esgoto urbano tratado.

De acordo com prefeito de Itaguara, Alisson Diego, “a ETE é um verdadeiro divisor de águas para o município. É importante para a saúde, porque previne uma série de doenças advindas do não tratamento da água. É importante para a educação, porque significa que o município pensa em longo prazo e, obviamente, é importante para o meio ambiente, porque demonstra respeito e cuidado com os recursos naturais”. Até o momento, foram concluídos mais de 80% das obras da Estação e os seguintes serviços estão em andamento: montagem de tubulações e instalação de bombas nas elevatórias de esgoto, execução de travessias e trechos de interceptores.

Vale dizer que os moradores que não possuem estrutura para o envio automático da água para tratamento, pois estão abaixo do nível necessário para coleta, contarão com o auxílio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, que vai realizar o trabalho de formas alternativas.

ESFORÇO CONJUNTO QUE GERA RESULTADOS

A construção da ETE em Itaguara é resultado de um trabalho desenvolvido a muitas mãos e trata-se da obra pública que conta com o maior volume financeiro de toda a história da cidade, com investimento total de aproximadamente R$4 milhões. Tudo começou no ano de 2009, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura e deu início aos trabalhos de adequação de um projeto já existente. A partir daí, foi desenvolvida uma nova proposta, devidamente atualizada, e solicitado apoio do governo federal, que foi muito sensível e receptivo a essa demanda. Em 2011, foi assinado o convênio e teve início essa obra histórica, importante e grandiosa.

Para Alisson Diego, “esse foi um trabalho difícil e muito complexo. Por isso, naturalmente também levou certo tempo para ser finalizado. Tivemos que fazer vários projetos, acompanhar a execução das atividades e atualizar o planejamento durante a obra, pois surgiram obstáculos que não estavam previstos. Graças ao trabalho e ao empenho de muitas pessoas estamos chegando ao fim, vencemos todas as etapas e a ETE será entregue à população ainda este ano”.






Um comentário:

Unknown disse...

Exmo. Prefeito Alisson Diego,
sou organizador do O AMOR NO TERCEIRO MILÊNIO, na Academia Mineira de letras, dia 18, quinta-feira, 19 horas. Terá grande prestigio. Peço chegar antes para lugar reservado no teatro. Amanhá sai matéria em O TEMPO. Laura Medioli, minha amiga , estará presente. Tenho tentado falar com o senhor. Quero lhe homenagear na noite do dia 18, como Diploma Destaque Cultural Literário. Já mandei fazer o lindo diploma.

Todos os poetas ajudaram com 200 reais, para alugarmos a Academia e fazermos um singelo coquetel. Pelo sim pelo não, peço a gentileza de me ligar para combinarmos, sua contribuição pode ser dada a mim no dia do lançamento, pois ajudará a pagar aos garçons. Me ligue!

Preciso saber, por obséquio, se o amigo Prefeito vem no dia 18, pois o cerimonial é minha prioridade (fui Assessor da Embaixada dos EUA), e sou Expert nisto, não podemos ter nada errado, o que diminuiria o brilho da noite. Peço a grande gentileza de se comunicar comigo. Seus poemas brilham no tomo de 300 páginas, que está maravilhoso e pede sua importante presença! A obra merece ser "o livro do ano". Deixo minha admiração e meu abraço cordial - no aguardo urgente de sua manifestação se vem ou não para a grande noite por mim idealizada e organizada.

Jornalista Rogério Santiago, tels 33447739 ou 98544568 da VIVO (seu assessor me ligou, disse que ligaria em seguida e depois não me retornou mais). URGENTE jornalista Rogério Santiago
rogeriozolasantiago@gmail.com