quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prefeituras em Apuros, mas Itaguara fechará ano com saldo positivo

Itaguara fará parte do seleto grupo das cidades que fechará o ano com saldo positivo. Mas a situação é complicada para boa parte das cidades mineiras.

A seguir, trechos da matéria do Correio de Uberlândia (26/12/2012): 

Prefeituras em apuro 

Ivan Santos Jornalista


Mais de 400 prefeituras no Estado de Minas Gerais enfrentam dificuldades maiúsculas por causa da queda nos repasses do ICMS a cargo do Estado e da distribuição do FPM – Fundo de Participação dos Municípios feitos pelo Governo Federal. A queda nos repasses do FPM prejudicam municípios de todo o País. (...) as perdas orçamentárias verificadas no decorrer do ano com políticas de estímulo econômico do Governo Federal são constantes. Alguns prefeitos de municípios do Triângulo Mineiro, em dificuldades por causa da diminuição dos repasses constitucionais, não sabem como cumprir o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Honrar os compromissos e entregar a prefeitura sem dívidas vencidas para o próximo prefeito está difícil.

Divisão do FPM


O FPM – Fundo de Participação dos Municípios – é um recurso importante para os municípios não industrializados. Do FPM, 10% são das capitais dos Estados, 3,6% vão para o Fundo de Reserva das cidades com mais de 142 mil habitantes e 86,4% para todos os municípios.


Enfraquecimento


Com as medidas de desoneração de IPI já anunciadas pelo Governo Federal diante da crise econômica, automóveis e produtos da chamada “linha branca” (fogões, geladeiras, etc.) receberam isenções fiscais. A medida causou prejuízo às prefeituras, que passaram a receber menor repasse do FPM. Esta situação enfraquece drasticamente toda arrecadação municipal.


Fonte: Site-> http://www.correiodeuberlandia.com.br/ivansantos/2012/12/26/prefeituras-em-apuro/

Nenhum comentário: