quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saúde Mental

Karla, secretária de saúde
Desde janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido importantes ações na área da Saúde Mental, em consonância com as diretrizes promulgadas pela Lei  nº 10.216/02, que objetiva consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária.

De acordo com levantamentos recentes da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de Saúde Mental, Itaguara possui um contingente acima da média de pacientes psiquiátricos graves, bem como uma elevada taxa de auto-extermínio. 

Nos últimos anos registrou-se uma média de aproximadamente 09 auto-extermínios por ano, e nas mais diversificadas faixas etárias. Diante da realidade apresentada pelo município e em conformidade com a legislação vigente em Saúde Mental, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido estratégias junto as Equipes de Saúde da Família capazes oferecer maior assistência a esse público e desenvolver, a partir do planejamento entre os diversos dispositivos assistenciais do município, projetos terapêuticos individuais com vistas à reinserção psicossocial dos mesmos e a redução do número de auto-extermínios do município.

"Este é um projeto importantíssimo para Itaguara e era desde o início um de nossos objetivos primordiais. Ainda temos muito o que implementar, mas o trabalho já começou", afirmou a secretária municipal de Saúde, Karla Perdigão.

3 comentários:

sh disse...

Não é necessária apenas a assistência para quem já foi sequelado.
Melhorar a sociedade itaguarense que ainda é discriminatória, preconceituosa e todos aqueles adjetivos para cidades interioranas que já deveriam ter diminuído, seria um grande fator para diminuir os índices de distúrbios psicológicos na cidade. Minorias aindas se acham "coronéis" da cidade.

blog da marcinha disse...

Está faltando um psiquiatra aí, resolveria metade dos problemas, clinico não trata doenças psquiatricas

Redação / Alisson Diego disse...

Temos um psiquiatra aqui! Dr Fábio atende todas as sextas-feiras. Além do psiquiatra, temos um atendimento psicológico especializado que em nossa gestão foi quadruplicado. Contamos com mais profissionais... A demanda é grande, mas o trabalho, como disse Karla, começou e já estamos vendo resultados práticos. O número de "autoextermínios" caiu consideravelmente depois do trabalho preventivo que está sendo feito.