sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entrevista com Denílson Santos


O prefeito Alisson Diego foi entrevistado pelo locutor da rádio Líder FM, Denílson Santos, na tarde de quarta-feira (26/05). Numa conversa que mesclou descontração e seriedade, o prefeito falou sobre as obras em andamento, fez uma prestação de contas sobre o mandato, respondeu a várias perguntas dos ouvintes e anunciou ainda a programação do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara 2011. Leia a transcrição de alguns trechos da entrevista.

Denílson - Como está nossa cidade ? Muitas prefeituras tem reclamado ainda de falta de recursos. E Itaguara, como está?

 Diego - Itaguara está muito bem. Se compararmos com outras cidades do nosso porte, veremos que os nossos indicadores sociais são satisfatórios. Há índices que avaliam a cultura, esportes, saúde e educação e nossa avaliação é bastante positiva. Em educação, por exemplo, somos referência na região metropolitana.Outro importante exemplo é com relação à cultura, um dos pontos-chave do meu governo. Nesta área, Itaguara está entre no grupo dos 20% dos municípios mais culturais, de acordo com os dados do ICMS Cultural. Em resumo: Gosto de analisar as questões de maneira técnica e todos os índices comprovam que nossa cidade está satisfatoriamente bem.

Denílson - Com relação ao último Censo do IBGE muitas cidades reclamaram que caiu o registro de população e, com isso, houve diminuição do repasse de verbas do Governo. Isso aconteceu em Itaguara?  

Diego - Em primeiro lugar é preciso dizer que crescimento populacional, a meu ver, não significa progresso. Itaguara na última década teve um aumento de cerca de mil pessoas e nossa cidade está hoje com cerca de 12500 habitantes. A previsão era de que tivéssemos cerca de 13500 habitantes, mas isso não ocorreu porque houve uma desaleceração do crescimento populacional brasileiro na última década. Se tivéssemos 13500 habitantes, Itaguara receberia cerca de um milhão de reais a mais por ano. Faz falta sim esse recurso, mas também temos que saber que devemos trabalhar com o que dispomos. Não sou de ficar reclamando.  

Denílson - O que você destaca como a maior conquista neste quase 30 meses de mandato? 

Diego - Essa é uma pergunta difícil porque, sem modéstia, creio que fizemos muito por Itaguara. Um dado importante é que nestes 30 meses, contruímos 20 pontes, em várias regiões do município. Infraestrutura é algo básico e infelizmente herdei uma situação complicada. A maioria das pontes que encontramos estavam em situações complicadíssimas. Outro ponto que quero destacar é a renovação da frota. Compramos novos carros; caminhão de lixo; caminhão-pipa; retroescavadeira; patrol; van, ônibus escolares. Resumindo, acho que os grandes destaques são a construção das pontes e a renovação da frota. Mas quero lembrar que as grandes conquistas ainda estão por vir. 

Denílson - A população tem cobrado mais industrias para nossa cidade, isso é possível ou não é o foco do Prefeito? 

Diego - Segundo pesquisas técnicas, sabemos que a média de desemprego em Itaguara é baixa. Temos desemprego setorial, sobretudo para a juventude e mulheres. Penso que devemos investir em atração de investimentos sustentáveis. Não acho que devamos fazer de Itaguara um pólo industrial e perder o que temos de mais importante: a qualidade de vida. Estou à procura desses investimentos sustentáveis e inclusive procurei o ministro Pimentel para discutirmos um plano de investimento sustentável em Itaguara. Estamos trabalhando nisso e o novo Plano Diretor terá papel fundamental para discutirmos essas questões. A pergunta que fazemos é: Que Itaguara queremos para o futuro? Que tipo de emprego queremos? Convoco todos os itaguarenses a responderem a essas perguntas para juntos planejarmos a cidade que queremos. O novo Plano Diretor será a oportunidade. 

Denílson - Vai ter concurso público este ano ? Quando será ?

Diego - Vai haver sim. Inclusive estava discutindo este assunto ontem, fechando os últimos detalhes. O edital deverá ser lançado em junho ou julho e a prova deverá acontecer em setembro ou outubro.  

Denílson - E o Festival de Inverno ?  

Diego - Pois é, este é um dos motivos que estou aqui. Vamos anunciar a banda principal do Festival de Inverno e Gastronomia 2011. Antes de falar do show principal, quero dizer que este ano o Festival terá uma programação variada e muito interessante. Haverá cinema na praça, oficinas de teatro, gastronomia, música, astronomia, customização e moda, etc. As bandas de Itaguara também terão seu espaço no Festival, assim como as diversas manifestações culturais de nosso povo. Com relação ao show principal, quero apenas fazer uma consideração. A partir de 2009, Itaguara passou a ter shows de renome no Festival. Fizemos isso porque acreditamos que a cidade merece ser palco de grandes shows. Nosso público merece isso.  Depois de Nenhum de Nós em 2009 e Wilson Sideral em 2010, o Festival de Inverno e Gastronomia terá Humberto Guessinger e Duca Leindecker fazendo o show de sábado. Pouca Vogal é a banda principal deste ano.

2 comentários:

Amanda Colen disse...

Podia ter Nenhum de Nós de novo (também)! eheheh

Amanda Colen disse...

Podia ter também (e de novo) a banda Nenhum de Nós! eheheh!!!