sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Poesia da Educação: Encontro com Neusa Sorrenti


A Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa organizou, no dia 12 de novembro, um encontro poético com a escritora itaguarense de literatura infantil Neusa Sorrenti.

Os alunos da rede municipal de educação leram antecipadamente os livros da autora e prepararam uma bela homenagem a ela. Contaram sua biografia, declamaram e musicalizaram alguns de seus poemas. Neusa Sorrenti falou de sua infância em Itaguara, seu trabalho, suas leituras, motivações e livros publicados. Explicou também como se dá o processo de criação de um livro e ainda declamou e cantou poemas, encantando os participantes.

Neusa Sorrenti é reconhecida não apenas em Minas, mas no cenário da literatura infantil brasileira (vide biografia abaixo).

Neusa Sorrenti

Nascida em Itaguara, Neusa viveu na cidade até os catorze anos, quando mudou-se para Belo Horizonte para estudar. Cursou Letras e Biblioteconomia, fez pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa na PUC/Minas.

Foi professora de Língua Francesa e Língua Portuguesa durante 15 anos, trabalhou com as disciplinas Literatura Infantil I e II na PUC/Minas e Narrativa para Crianças e Jovens, na pós-graduação da UNIPAC/Betim.

Escreve artigos para revistas especializadas em Literatura e dá consultoria, participando de cursos e oficinas de Literatura em instituições voltadas para a educação e a cultura, em Minas e outros Estados.

Já publicou 24 livros para crianças e jovens, como: O encantador de pirilampos, Ed. Compor (Prêmio 30 Anos da FNLIJ e Altamente Recomendável); Era uma vez eu, Formato Editorial (Selecionado pela FNLIJ para o Brazilian Book Magazine / 1998); O menino Leo e a poeta Noel, Ed. Dimensão (obra adaptada para teatro e representante do Brasil na Mostra de Teatro Infantil Sul-Americano, em Santa Catarina); Coleção Histórias de parar o trânsito, Franco Editora (8 paradidáticos sobre educação para o trânsito); O gatinho que cantava, Ed. Lê e Paisagem de menino, Franco Editora (poesia para crianças), e outros mais.

Texto e foto: Secretaria Municipal de Educação

Um comentário:

Unknown disse...

Linda foto!
Cheia de crianças atentas e boquiabertas ao ouvir Neusa!
Grande iniciativa da Secretaria de Educação.