sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Itaguara no "Projeto Turístico Escadaria"

Itaguara está no "Projeto Escadaria", uma iniciativa da BeloTur, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. O projeto divulgará a nossa região, nas escadarias da Prefeitura de BH, no domingo (07/11) no horário da Feira da Avenida Afonso Pena. O estande de Itaguara estará representado pelo valoroso e tradicional artesanato, organizado pela Centro de Artesanato Nica Vilela.


O Circuito

Itaguara passou a fazer parte, este ano, do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, que conta com os seguintes municípios: Brumadinho, Belo Vale, Moeda, Mário Campos, Itaguara, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Rio Manso e Bonfim.

O Circuito Veredas do Paraopeba compreende uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales e rios e água abundante. É ideal para quem gosta do campo, de praticar esportes ligados à natureza ou simplesmente de contemplá-la. Um atrativo especial para os belo-horizontinos devido à proximidade com a capital mineira.
Antiga passagem de tropeiros e bandeirantes que cruzaram seus caminhos em busca de riquezas, o Vale do Paraopeba serviu como principal rota de escoamento de ouro e outras preciosidades minerais do Brasil durante o século XVII e XVIII.
A visita aos diversos distritos e povoados que compõe o Vale do Paraopeba também oferece o contato com lugarejos de formação histórica datada de fins do século XVII e início do século XVIII. Além de conservar estruturas arquitetônicas e urbanas que remontam à sua formação, roteiros que aliam passado e presente em uma das mais belas paisagens de Minas.
A região está situada em uma região privilegiada do Vale do Paraopeba, nas encostas das serras do Rola Moça, Calçada e Moeda. Seus ares respiram história e cultura. Sua gastronomia surpreende pelos variados sabores, unindo as tradições locais aos pequenos grandes prezares da vida.
Itaguara
A vocação para o turismo denotada pela cidade passa pelas diversas manifestações culturais que acontecem e são preservadas no decorrer dos anos. Eventos como o Festival de Inverno, Festival de Bandas de Música, encontro de Folias de Reis são algumas marcas registradas do município. O Congado, por exemplo, é uma festa riquíssima em tradição com seus inconfundíveis cânticos e instrumentos populares como reco-reco e tambores. O artesanato é também uma referência itaguarense e os trabalhos dos artistas são conhecidos nacionalmente. A beleza, as cores e os detalhes dos podem ser conferidos no Centro de Artesanato Nica Vilela, localizado às margens da BR-381. As lindas paisagens como as cachoeiras da Pataca, Eldorado, Engenho Velho, Rio São João e Pico dos Paivas são alguns exemplos da beleza do lugar. A Prefeitura mantém um site turístico que pode ser acessado para se conhecer ainda mais detalhadamente os encantos da cidade que Guimarães Rosa utilizou como cenário literário - www.itaguara.mg.gov.br.
Acima, foto de divulgação do Circuito.

Nenhum comentário: