segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Histórias Que Devem Ser Lembradas


Um encontro, em plena segunda-feira de carnaval, num sítio, longe da folia, com um senhor de quase 90 anos. Parece enfadonho? Mas não é. Senhor Ant Primorak, ou simplesmente Antônio, como ele gosta de ser chamado, é uma dessas pessoas a quem se pode chamar de sábio. Croata de nascimento, ele viveu na Alemanha, no período nazista e sofreu os horrores da II Guerra Mundial. Veio para o Brasil, fugindo do Regime de Hitler. Trabalhou como engenheiro em importantes empresas brasileiras, conheceu o mundo todo (conta que fez uma viagem completa ao planeta em alguns meses) aposentou-se e anos depois veio buscar tranquilidade num sítio, em Itaguara.
(...)
Senhor Antônio fala com propriedade sobre um dos momentos mais conturbados da história mundial, a II Guerra: "Vivi o apogeu de Hitler, estudava na Alemanha, na época. Senti de perto a perseguição e o preconceito comandados pelo líder alemão. Aprendi que não pode haver líderes milagristas na política. O povo alemão é sábio e inteligente, mesmo assim foi enganado por Hitler. Quanto ao Brasil ele enuncia:"O Brasil é o país mais fantástico do mundo. Sou croata de nascimento, formei-me na Alemanha, mas sou brasileiro por opção." Primorak diz que o Brasil é o país que mais evoluiu (sobretudo na economia e no fortalecimento da democracia) nos últimos anos.
(...)
Foi assim a segunda de carnaval. E, por fim, fica a lição: Algumas histórias não podem ser esquecidas. Cabe a nós repassá-las adiante, afinal de contas, os erros do passado não podem ser cometidos novamente.


3 comentários:

Anônimo disse...

Este blog é 10! Sempre leio.... Parabéns ao intelectual e arguto Diego, Minas se orgulha de você!

Anônimo disse...

ai Diegao parabens cara rebuscando a historia....muito bom mesmo cara, eh muito bom mesmo ver umas pessoa q nao eh brasileira mostrar amor parecido com o nosso por essa terra que nos eh tao gntil qe conhecemos pelo nome de Brasil..
excelente trabalho e parabens tbm ao amigo croata pela sabedoria e pelas palavras...abrasss

Anônimo disse...

É isso aí, Diego!!! Poetar e Poetar...
Viva a VIDA, que também é morrer para renascer, a cada hora nova, a cada dia... Morremos no sol que se põe, mas renascemos na aurora, porque viver é preciso... Deus o abençoe...