sábado, 23 de fevereiro de 2019

Existência Verde: Diálogo e Pacifismo

Alisson Diego e Eduardo Jorge
O grande desafio destes tempos obnubilados é pautar a convivência harmoniosa com a natureza como pré-condição para a vida no planeta. É isso que estamos discutindo aqui na Convenção Nacional do Partido Verde, neste final de semana, em Brasília. Não se trata de uma pauta imediatista e que visa, portanto, ao mero incremento do famigerado desempenho eleitoral. Trata-se de uma visão essencialmente estratégica para a humanidade e de uma discussão sobre o planeta que temos e o planeta que queremos.

Por isso, o tema desta convenção é: “Existência Verde”. É preciso rediscutir o modo de vida focado exclusivamente no consumismo e centrado no ter. A humanidade e a natureza merecem um futuro! Estou convicto de que mais dia, menos dia, o brasileiro sairá da condição de apostador do salvacionismo que tem caracterizado os pleitos nacionais. Há de chegar o tempo da razão, da construção coletiva e da extinção completa do complexo de vira-latas que insiste em nos perseguir.

Saliento que acredito no diálogo construtivo com todos (sem exceção), na coexistência, no pacifismo e no amor - não há política sem essas bases. Não deve haver, pelo menos. Esses e outros temas (Guimarães Rosa e pós-modernismo, por exemplo) tratei com o ícone Eduardo Jorge, inspirador de muitos de nós que almejamos construir um mundo melhor, mais justo, ético, sustentável e consciente.

Nenhum comentário: